Na próxima segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal da Mulher (Semup) celebrará o ‘Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil’ com uma palestra para alunas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, às 8 horas. A iniciativa visa destacar a importância da data e poderá ser ampliada para outras escolas.
“Nosso objetivo é fomentar uma reflexão aprofundada sobre a relevância da presença feminina nos espaços de decisão política, além de proporcionar uma imersão na estrutura e no funcionamento da Câmara Municipal de Palmas”, explicou a secretária da Mulher, Solange Duailibe.
A secretária Solange também reforçou a importância de celebrar cada conquista feminina, pois se trata de direitos coletivos que asseguram a equiparação entre homens e mulheres na condição de cidadãs. “Muitas mulheres lutaram antes de nós, algumas até sacrificaram suas vidas para que direitos básicos fossem reconhecidos, entre eles, o direito de votar e ser votada”, destacou.
História
O voto feminino no Brasil foi oficialmente permitido a partir do Código Eleitoral de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. A luta por esse direito remonta ao século XIX e está diretamente ligada ao movimento feminista pela equiparação de direitos entre homens e mulheres.
(Com informações do site Brasil Escola )
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Iara Cruz
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…
Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…
“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…