Adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, que ainda não se imunizaram contra o Papilomavírus Humano (HPV) já podem se vacinar em uma das unidades de saúde de Palmas. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), anunciou a ampliação temporária da faixa etária. A vacina segue disponível para o público originalmente recomendado, que inclui meninos e meninas de 9 a 14 anos.
A medida vale de 1º de abril a 30 de junho. Para receber a vacina, os adolescentes devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, das 8h às 17h, levando documento de identificação com foto, cartão de vacinação e cartão SUS. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável para receber a aplicação. A ampliação da faixa etária foi determinada pelo Ministério da Saúde (MS, e em Palmas, a estimativa é que mais de 12 mil adolescentes dessa idade ainda não tenham sido imunizados no período recomendado.
Sobre o HPV
O HPV é um vírus altamente transmissível pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas e está entre as principais causas do câncer de colo do útero, além de estar associado a outros tipos de câncer, como os de garganta, ânus e pênis. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, reduzindo significativamente o risco de infecção e suas complicações.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Wédila Jácome
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…