A Prefeitura de Palmas recebeu, nesta quarta-feira, 26, uma das mais importantes premiações em eventos que destacam as cidades sustentáveis do mundo. O prêmio de Cidades Sustentáveis da Bright Cities foi entregue durante a programação da Smart City: maior feira de cidades inteligentes das Américas, realizada na Ligga Arena em Curitiba (PR), que segue até esta quinta-feira, 27.
Palmas foi avaliada entre as 336 cidades brasileiras que possuem mais de 100 mil habitantes que se destacam na busca do equilíbrio do crescimento econômico e sustentável adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras.
Entre os principais pontos positivos apontados pelo ranking, estão o alto índice de qualidade de vida, a eficiência da administração pública e os investimentos em saneamento básico e serviços essenciais. Além disso, a cidade tem registrado melhorias na mobilidade urbana e no acesso a tecnologias. O relatório também mostrou que Palmas apresentou uma evolução de 8% das notas na avaliação em relação a última edição do prêmio. Palmas se destacou principalmente nos pilares de segurança, infraestrutura e serviços.
Participam do evento, representando o prefeito Eduardo Siqueira Campos, o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, acompanhado do secretário-executivo da pasta Lúcio Cavalcante, do presidente da Agência de Tecnologia (Agtec), Fabiano Sousa, além do secretário municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), Francisco Seixas e do vereador Carlos Amastha (PSB).
A comitiva que representou a Prefeitura no evento também foi em busca de novas parcerias e tecnologias que possibilitem um avanço na gestão municipal com serviços mais eficientes à população. “O trabalho nosso aqui é principalmente buscar o que há de mais moderno em várias áreas para facilitar a vida do cidadão. Palmas é uma cidade inteligente e moderna e precisamos continuar avançando neste e outros aspectos”, disse o secretário Ronaldo Dimas.
Ranking
Da região Norte do Brasil, Palmas liderou a premiação desbancando capitais mais populosas e maiores em área territorial. Completando o ranking, Araguaína ficou em segundo lugar, Boa Vista (RR) em terceiro com Manaus (AM) e Belém (PA) na sequência das cinco cidades premiadas da região.
Texto: Lucas Ferreira
Edição: Denis Rocha
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…