Categories: Palmas

Palmas destaca ações de enfrentamento à violência contra a mulher durante os 21 Dias de Ativismo | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas destaca ações de enfrentamento à violência contra a mulher durante os 21 Dias de Ativismo

A capital conta com uma rede municipal de proteção e de serviços integrados que acolhem, orientam e garantem segurança às mulheres

Em alusão à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro no Brasil, Palmas destaca o fortalecimento de sua rede municipal de proteção, que atua no acolhimento, na prevenção e na garantia de direitos das mulheres em situação de violência. 

No município, os equipamentos públicos especializados como a Casa da Mulher Brasileira, a Casa Abrigo da Mulher e o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis reforçam seu papel estratégico na proteção e autonomia feminina. 

A mobilização 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres busca promover a conscientização da sociedade e incentivar políticas públicas para erradicar todas as formas de violência contra mulheres e meninas.

“Muito importante a mulher saber que pode fazer a denúncia, contar com  acolhimento seguro e com uma rede de apoio”, pontuou a secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, reforçando que a atuação integrada dos serviços garante que mulheres em situação de violência encontrem caminhos para reconstruir suas vidas.

Casa da Mulher Brasileira: atendimento completo em um só local

Em Palmas as mulheres contam com a Casa da Mulher Brasileira de Palmas (CMB) que que de janeiro a dezembro de 2025 realizou mais de 900 atendimentos. A unidade é referência no atendimento integrado, reunindo em um único espaço diversos serviços essenciais da rede de proteção.

“Na CMB as mulheres contam com apoio jurídico e orientações sobre direitos e encaminhamentos para Defensoria Pública, Ministério Público e Vara de Combate à Violência Doméstica; também há atendimentos da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da Central de Atendimento à Mulher 24H”, explicou a secretária-executiva da Mulher, Mariza Sales.

No local também há integração com a Polícia Militar e Patrulha Mulher Segura, o que agiliza o registro de ocorrências e o acompanhamento de medidas protetivas; Ações de autonomia econômica com orientação e encaminhamento para programas de trabalho, emprego e geração de renda, fortalecendo a independência financeira das mulheres; Articulação com a rede municipal de Saúde e de Assistência Social para oferta de apoio psicossocial com acesso a atendimento médico, psicoterapia e serviços socioassistenciais, assegurando cuidado integral e contínuo.

Centro Flor de Lis oferta atendimento humanizado e prevenção

Desde sua reorganização, o Centro Flor de Lis passou a funcionar dentro da Casa da Mulher Brasileira oferecendo acolhimento humanizado e atendimento integrado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Centro atua no enfrentamento à violência, mas também na prevenção, com ações de fortalecimento da autonomia pessoal e econômica das mulheres atendidas. O espaço oferece suporte psicossocial e jurídico, além de desenvolver projetos voltados à independência financeira, elemento essencial para romper o ciclo da violência.

Abrigo que salva vidas!

As mulheres palmenses com risco iminente de morte contam com a Casa Abrigo da Mulher onde a mulher e seus filhos (caso seja necessário) podem ficar abrigados por até 6 meses em local sigiloso com capacidade para receber até 20 mulheres.

“De janeiro a dezembro de 2025 a Casa Abrigo recebeu 37 mulheres e 32 crianças e adolescentes acompanhados pelas genitoras”, destacou a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, responsável pelo acompanhamento do serviço.

Ainda de acordo com a superintendente, “ali as acolhidas recebem atendimento psicossocial e serviços da rede de atendimento à mulher, tanto elas quanto os seus filhos, quando necessário”.

Ouvidoria

A Prefeitura de Palmas, por meio do Decreto nº 2.678, a Ouvidoria da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, criou, com o objetivo de receber denúncias de violência contra a mulher. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com atendimentos pelo telefone (63) 99256-6614 ou pelo e-mail ouvidoriadamulherpalmas.to@gmail.com .

Texto: Eliene Campelo
Edição: Fernanda Sousa

Casa da Mulher Brasileira de Palmas oferece atendimento integrado para a rede de proteção – Foto: Lia Mara



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Comissão Mista de Orçamento aprova 11 dos 16 relatórios setoriais do Orçamento de 2026 – Notícias

09/12/2025 - 20:51   Saulo Cruz/Agência Senado Senador Efraim Filho (C), presidente da CMO A…

49 minutos ago

Judiciário do Tocantins participa de debates nacionais sobre identidade e pertencimento no Sistema de Justiça

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença, nesta terça-feira (9/12), no 8º Encontro…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas inicia cadastro habitacional para famílias do entorno do Córrego Machado | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia cadastro habitacional para famílias do entorno do Córrego Machado Cadastramento servirá…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas paga auxílio-alimentação nesta quarta-feira, 10 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas paga auxílio-alimentação nesta quarta-feira, 10 Mais de R$ 10,4 milhões serão injetados…

2 horas ago

Comarcas e unidades judiciárias mobilizadas para a 2ª edição do Plantar para comPENSAR

A 2ª edição do Plantar para comPENSAR já movimenta comarcas de todas as regiões do…

2 horas ago

CDR aprova relatório sobre saneamento com recomendações ao poder público — Senado Notícias

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta terça-feira (9), relatório com sugestões…

3 horas ago