Categories: Palmas

Palmas firma parceria inédita para implantar primeiro Núcleo de Tratamento da Obesidade do Brasil | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas firma parceria inédita para implantar primeiro Núcleo de Tratamento da Obesidade do Brasil

Proposta é oferecer, a partir de agosto, acompanhamento contínuo com profissionais da saúde, além de contar com infraestrutura para acolher e acompanhar esses pacientes

A Prefeitura de Palmas deu um passo pioneiro no enfrentamento da obesidade no Brasil. Nesta terça-feira, 3, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) oficializou a criação do Núcleo de Tratamento da Obesidade de Palmas (Nutop), o primeiro serviço público do país voltado exclusivamente ao cuidado integral de pessoas com obesidade. A iniciativa foi formalizada por meio de um termo de cooperação técnica firmado com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Conforme a secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, a estruturação do Nutop está em andamento e a previsão de início é para agosto deste ano. “A criação do núcleo mostra o compromisso de Palmas com uma saúde pública mais inclusiva e sensível às necessidades da população. A construção de uma saúde humanizada precisa englobar todos os pacientes. Fazer o primeiro Núcleo de Tratamento da Obesidade do Brasil é mostrar que a gestão municipal está comprometida com um cuidado que vai além do básico, que se preocupa com cada pessoa, com sua realidade e sua trajetória de saúde”, afirmou.

Dhieine complementa que a parceria com a Abeso defende que o serviço siga protocolos atualizados, baseados na melhor evidência científica, evidenciando o combate ao preconceito, à desinformação e ao estigma que ainda cercam a obesidade.

Núcleo

O Nutop funcionará como um serviço de referência, pensado para atender de forma integral quem convive com a obesidade, condição que cresce em todo o país e exige atenção específica dos sistemas públicos de saúde. A proposta é oferecer acompanhamento contínuo, com uma equipe formada por endocrinologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, além de contar com uma infraestrutura preparada para acolher e acompanhar esses pacientes ao longo do tratamento.

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

26 minutos ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

34 minutos ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

1 hora ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

1 hora ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

1 hora ago

Arraias terá ações do Programa de Atenção à Saúde voltado a servidores(as) e magistrados(as) da comarca

Os(as) magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) da Comarca de Arraias receberão, na próxima semana,…

2 horas ago