A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, por meio da Coordenação Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), deu início, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, às atividades do Dezembro Vermelho com uma ação de prevenção realizada para servidores da pasta. Durante a mobilização, foram distribuídos autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e panfletos com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
A iniciativa marca o primeiro movimento de uma agenda ampliada que será intensificada ao longo de todo o mês, com foco na orientação da população e no incentivo ao acesso aos serviços da rede municipal. Além dos materiais preventivos, as equipes reforçaram informações sobre sintomas, formas de transmissão e cuidados contínuos para redução de riscos.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destaca que este é apenas o início da programação de enfrentamento da doença na Capital. “Essa ação é um pontapé inicial de um reforço que toda a rede municipal fará ao longo do mês para ampliar o acesso à informação, incentivar a prevenção e fortalecer o diagnóstico precoce. Nossas Unidades de Saúde da Família e Unidades de Pronto Atendimento estão abertas para acolher quem deseja realizar o autoteste e oferecer todo o suporte necessário”, afirmou.
Dhieine também lembrou que o município conta com o Núcleo de Assistência Henfil, referência no acolhimento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV. O local oferece atendimento especializado, acesso regular aos medicamentos e suporte multidisciplinar, garantindo cuidado integral e contínuo.
Além dos testes rápidos e orientações, a Semus reforça que a rede municipal disponibiliza métodos preventivos combinados, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que podem ser acessadas nos serviços de saúde por pessoas com maior vulnerabilidade à infecção. O tratamento é fornecido totalmente pelo SUS.
Programação e ações integradas
O Corpo de Bombeiros realizará uma ação na quarta-feira, 3, com apoio da Semus para oferta de autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e distribuição de folders informativos. Também estão sendo ofertados apoio técnico, capacitação e distribuição de materiais preventivos para o Hospital Geral de Palmas (HGP), Unimed, Hospital Jorge Saad e Universidade Católica, ampliando a rede de cuidado e educação em saúde.
No dia 8 de dezembro, será promovida uma reunião com a Casa 8 de Março para construção de parceria nas ações voltadas a mulheres cis, trans e demais mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a proposta de atendimento inclusivo, acolhedor e com foco na prevenção.
Dicas de prevenção
– Usar camisinha em todas as relações sexuais;
– Realizar o autoteste ou buscar a unidade mais próxima sempre que houver dúvida;
– Procurar a PEP em até 72 horas após exposição de risco;
– Considerar a PrEP como estratégia de proteção contínua para quem tem maior risco de transmissão;
– Manter o acompanhamento de rotina e testagem regular.
Texto: Jesuino Santana Jr.
Edição: Iara Cruz
Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação Chamamento amplia o…
Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo Servidores que…
Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…