A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, por meio da Coordenação Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), deu início, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, às atividades do Dezembro Vermelho com uma ação de prevenção realizada para servidores da pasta. Durante a mobilização, foram distribuídos autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e panfletos com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
A iniciativa marca o primeiro movimento de uma agenda ampliada que será intensificada ao longo de todo o mês, com foco na orientação da população e no incentivo ao acesso aos serviços da rede municipal. Além dos materiais preventivos, as equipes reforçaram informações sobre sintomas, formas de transmissão e cuidados contínuos para redução de riscos.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destaca que este é apenas o início da programação de enfrentamento da doença na Capital. “Essa ação é um pontapé inicial de um reforço que toda a rede municipal fará ao longo do mês para ampliar o acesso à informação, incentivar a prevenção e fortalecer o diagnóstico precoce. Nossas Unidades de Saúde da Família e Unidades de Pronto Atendimento estão abertas para acolher quem deseja realizar o autoteste e oferecer todo o suporte necessário”, afirmou.
Dhieine também lembrou que o município conta com o Núcleo de Assistência Henfil, referência no acolhimento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV. O local oferece atendimento especializado, acesso regular aos medicamentos e suporte multidisciplinar, garantindo cuidado integral e contínuo.
Além dos testes rápidos e orientações, a Semus reforça que a rede municipal disponibiliza métodos preventivos combinados, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que podem ser acessadas nos serviços de saúde por pessoas com maior vulnerabilidade à infecção. O tratamento é fornecido totalmente pelo SUS.
Programação e ações integradas
O Corpo de Bombeiros realizará uma ação na quarta-feira, 3, com apoio da Semus para oferta de autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e distribuição de folders informativos. Também estão sendo ofertados apoio técnico, capacitação e distribuição de materiais preventivos para o Hospital Geral de Palmas (HGP), Unimed, Hospital Jorge Saad e Universidade Católica, ampliando a rede de cuidado e educação em saúde.
No dia 8 de dezembro, será promovida uma reunião com a Casa 8 de Março para construção de parceria nas ações voltadas a mulheres cis, trans e demais mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a proposta de atendimento inclusivo, acolhedor e com foco na prevenção.
Dicas de prevenção
– Usar camisinha em todas as relações sexuais;
– Realizar o autoteste ou buscar a unidade mais próxima sempre que houver dúvida;
– Procurar a PEP em até 72 horas após exposição de risco;
– Considerar a PrEP como estratégia de proteção contínua para quem tem maior risco de transmissão;
– Manter o acompanhamento de rotina e testagem regular.
Texto: Jesuino Santana Jr.
Edição: Iara Cruz
O Tribunal do Júri da Comarca de Novo Acordo condenou o réu Adão Marques de…
Prefeitura de Palmas reforça proteção contra Influenza com 762 doses aplicadas no Dia D Mobilização…
Cinco artesãos do Estado embarcam nesta terça-feira, 02, rumo à Feira Nacional de Artesanato, em…
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, nesta segunda-feira (1º/12), Joseph…
Prêmio Guerreiras e Guerreiros de Palmares celebra lideranças e ações antirracistas em Palmas Cerimônia realizada…
Cinco artesãos do Estado embarcam nesta terça-feira, 02, rumo à Feira Nacional de Artesanato, em…