A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), instituiu o Comitê Intersetorial de Controle à Dengue, Chikungunya e Zika, com o objetivo de fortalecer as estratégias de combate às arboviroses urbanas. A iniciativa foi formalizada pelo Decreto nº 2.675, de 24 de março de 2025, e tem como foco a coordenação de ações intersetoriais para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.
Entre as principais atribuições do Comitê Intersetorial estão a proposição e o acompanhamento de ações de mobilização social, visando à integração de esforços de diversos órgãos e instituições parceiras no combate ao mosquito. O comitê também será responsável pela implementação e avaliação de medidas de controle do vetor, em conformidade com o Plano de Contingência e seu regimento interno.
Mobilização social
A Semus reforça a necessidade de participação ativa da população, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti, como recipientes com água parada. O engajamento da comunidade é essencial e cada cidadão tem um papel fundamental nessa luta contra as arboviroses.
Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Iara Cruz
Promoção da justiça social, incentivo à educação inclusiva e fortalecimento do vínculo entre o Poder…
O Poder Judiciário do Tocantins encerrou o ano de 2025 com a marca de 418…
Membros do Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas realizaram, nesta…
30/01/2026 - 12:35 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Cleber Verde: exclusão digital acentua…
Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…
Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…