Categories: Palmas

Palmas lança Programa Mais Ciência na Escola nesta terça-feira, 8 | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas lança Programa Mais Ciência na Escola nesta terça-feira, 8

Evento contará com a presença do secretário nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, entre outras autoridades

Nesta terça-feira, 8, às 9 horas, será realizado no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no Setor Santa Fé, em Taquaralto, o lançamento do Programa Mais Ciência na Escola. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Estão previstas as presenças do secretário nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda; da secretária da Educação de Palmas, Débora Guedes; do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato; além de outras autoridades.

Cinco escolas da rede municipal de Palmas serão contempladas com o programa: ETI Caroline Campelo, ETI Padre Josimo Tavares, ETI Eurídice Ferreira de Mello, ETI Fidêncio Bogo e ETI Daniel Batista. O programa tem como objetivo promover o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios maker nas escolas públicas. Os laboratórios maker são espaços compartilhados voltados para que os alunos transformem teoria em prática.

Segundo o MCTI, os laboratórios contarão com planos de atividades, formação de professores e bolsas para docentes e estudantes, fortalecendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação.

O programa

O Mais Ciência na Escola integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e faz parte dos investimentos previstos no lançamento da iniciativa. O programa também contribui para os objetivos das Escolas em Tempo Integral, ao apoiar a qualificação, diversificação e ampliação da jornada escolar por meio de metodologias baseadas em investigação, experimentação científica e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O foco é o protagonismo estudantil.

Texto: Milena Botelho
Edição: Wédila Jácome



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

6 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

6 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

7 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

7 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

7 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

8 horas ago