Categories: Palmas

Palmas se prepara para oferecer atendimento mais rápido e humanizado a quem enfrenta condições crônicas | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas se prepara para oferecer atendimento mais rápido e humanizado a quem enfrenta condições crônicas

Capacitação de equipes e orientação sobre hábitos de vida são foco para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Nesta quinta-feira, 27 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e representantes da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica no Tocantins (Abeso-TO) se reuniram para alinhar diretrizes, protocolos e a organização dos serviços voltados à prevenção, diagnóstico e acompanhamento de pessoas com condições crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade. As definições fazem parte da estruturação do Núcleo de Atenção às Condições Crônicas (NACC) de Palmas.

Durante o encontro, foram discutidos protocolos clínicos, fluxogramas de atendimento, triagem realizada pelos Agentes de Saúde, além da definição de processos de diagnóstico e monitoramento. Outro ponto debatido foi a capacitação das equipes da Atenção Primária, que terão formação continuada para qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destacou que a criação do NACC fortalece a rede de cuidado e amplia o acesso da população aos serviços especializados. “A implantação do núcleo é essencial para estruturarmos um cuidado mais completo e humano. Estamos organizando protocolos e fortalecendo a Atenção Primária para identificar precocemente as condições crônicas, orientar os pacientes e organizar melhor os fluxos de atendimento. Dessa forma, reduzimos a fila de espera e esclarecemos quais situações de fato necessitam de avaliação especializada, sempre com foco na qualidade de vida”, afirmou.

A médica e membro da Abeso-TO, Marcela Pitaluga, ressaltou a importância da articulação entre as instituições para fortalecer a linha de cuidado das condições crônicas. Segundo Marcela, o trabalho conjunto deve tornar o atendimento mais ágil e eficiente. “Nosso objetivo é otimizar o serviço para que ele seja simples, funcional e eficaz para o paciente. Discutimos processos de formação das equipes, boas práticas clínicas e as etapas necessárias para um acompanhamento integral e humano”, explicou.

Marcela destacou ainda que a prevenção está diretamente relacionada aos hábitos de vida, e que o núcleo também atuará nesse eixo de promoção da saúde. “A prevenção está totalmente associada aos hábitos de vida. Por isso, parte do trabalho será voltada a orientar e apoiar os pacientes para que tenham melhor qualidade de vida”, completou.

Texto: Rodrigo Marques
Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Sancionadas Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins — Senado Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou duas leis que criam as Rotas Turísticas do…

19 minutos ago

Novas leis criam as Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins – Notícias

28/11/2025 - 08:43   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados O deputado Ricardo Ayres foi…

27 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza Dia D da Primeira Infância neste sábado, 28 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza Dia D da Primeira Infância neste sábado, 28 Evento terá atendimentos…

47 minutos ago

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

11 horas ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

12 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

13 horas ago