Categories: Palmas

Palmas sedia oficina e visita técnica sobre Zoneamento Ambiental Municipal | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas sedia oficina e visita técnica sobre Zoneamento Ambiental Municipal

Capital é a primeira do país a participar da iniciativa do Programa Cidades Verdes Resilientes

Agentes públicos da Prefeitura de Palmas participam da 1ª Oficina Participativa e Visita Guiada sobre o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), no âmbito do “Programa Cidades Verdes Resilientes” (PCVR), iniciativa interministerial coordenada pelo governo federal. Palmas é a primeira capital do País a receber a atividade.

O ZAM é um instrumento técnico que orienta o planejamento territorial ambiental do município, apoiando políticas públicas de uso e ocupação do solo, tanto urbano quanto rural. Sua base legal está na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei N.º 6.938/1981), no Estatuto da Cidade (Lei N.º 10.257/2001) e no Decreto N.º 4.297/2002, que define critérios para o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

Capacitação

A oficina aconteceu nesta segunda-feira, 12, na Casa do Empreendedor, das 8 às 13 horas, conduzida pela consultora do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Claudia Grossi. Participam agentes públicos de diversas áreas como meio ambiente, urbanismo, infraestrutura, Guarda Metropolitana Ambiental e Defesa Civil. O objetivo é adaptar o “Roteiro Metodológico para Elaboração do ZAM” à realidade de Palmas e colaborar na construção da minuta do decreto que regulamentará esse instrumento.

Durante a oficina, foi apresentada uma visão geral do Programa Cidades Verdes Resilientes, o roteiro metodológico do ZAM e a proposta de decreto de regulamentação. Também foram debatidos os principais desafios enfrentados pelos municípios diante das mudanças climáticas.

Zoneamento

Para a diretora de Mudanças do Clima e Cerrado Amazônico da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Loane Ariela Cavalcante, o ZAM é essencial para a gestão ambiental do território. “Esse instrumento nos ajuda a identificar áreas vulneráveis diante das mudanças climáticas, como aumento de temperatura e chuvas irregulares, possibilitando a adaptação da cidade a esses novos cenários”, explicou.

Segundo Claudia Grossi, consultora do MMA, os impactos do clima devem orientar o planejamento territorial. “Esse estudo é essencial para aplicarmos corretamente ações de mitigação nos territórios e no desenho urbano, considerando o Zoneamento Ambiental de cada município”, ressaltou.

Visita técnica a pontos críticos

No período da tarde, os participantes realizam visitas guiadas a áreas críticas da cidade. A atividade permite observar in loco os problemas discutidos na oficina, a partir das diferentes percepções dos agentes públicos, contribuindo para uma avaliação mais precisa.

Texto: Márcio Greick
Edição: Wédila Jácome



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Escola Municipal Teodomiro Rodrigues é inaugurada em Colinas com recursos da senadora Professora Dorinha • Senadora Professora Dorinha

Foi oficialmente entregue à população de Colinas, nesta segunda-feira, a Escola Municipal Teodomiro Rodrigues Rocha,…

37 minutos ago

Dorinha destaca criação do Comitê dos Três Poderes como avanço no enfrentamento ao feminicídio • Senadora Professora Dorinha

Nesta quarta-feira, 04, em solenidade no Palácio do Planalto, foi criado o Comitê Interinstitucional de…

2 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento da mãe do servidor Alan Furtado Silva

O Poder Judiciário do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Original Marques da…

2 horas ago

TJTO lança a edição 2026 da campanha “Amor em Doação” no Dia Mundial de Combate ao Câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça…

16 horas ago

Presidente do TJTO é homenageada com Colar do Mérito em Sessão Solene do TCETO

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada,…

17 horas ago

TJTO participa da primeira edição do projeto do TST “Cidadania Aqui Por Você” em Araguatins

A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta…

18 horas ago