Palmas será a primeira capital do País a receber o projeto piloto de conectividade nas escolas públicas, iniciativa que vai ampliar o acesso à internet de alta qualidade e integrar ferramentas de inteligência artificial ao processo educacional. O anúncio foi feito durante reunião do prefeito Eduardo Siqueira Campos, em Brasília, com representantes da Huawei & MarIA, gigante chinesa do setor de tecnologia, acompanhados da senadora Professora Dorinha, da secretária municipal de Educação, Anice Moura, da secretária de Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, e do presidente da Telebras, André Magalhães.
Durante o encontro com o presidente da companhia, Justin Sun, foi apresentado o modelo de soluções tecnológicas voltadas à conectividade e à inovação educacional que a empresa vem desenvolvendo para aplicação em escolas brasileiras. A previsão inicial é de que uma escola da rede municipal participe desta fase experimental, que deve começar em 2026. Até lá, serão realizados estudos técnicos e levantamentos de infraestrutura para garantir a implantação adequada das soluções tecnológicas.
“Essa iniciativa coloca Palmas na vanguarda da transformação digital na educação. Estamos orgulhosos de ser referência nacional nesse processo que une tecnologia e aprendizado”, destacou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
O prefeito ainda destacou o trabalho desenvolvido pela senadora Professora Dorinha: “Quero cumprimentar e dizer aos senhores que, de todo o Congresso Brasileiro, dentre todos os parlamentares, a maior autoridade educacional do Congresso é exatamente a senadora Dorinha (UB/TO)”, finalizou Eduardo Siqueira.
O presidente da Telebras, André Magalhães, ressaltou que a iniciativa representa um avanço concreto na busca por isonomia educacional. “Queremos garantir que alunos e professores tenham condições plenas de acesso à tecnologia e às plataformas digitais. É uma entrega pública que simboliza inclusão e equidade no ensino”, afirmou, também agradecendo à senadora Dorinha pela articulação e liderança do projeto.
Avanços
O projeto contempla a implantação da tecnologia Wi-Fi 7, de lousas inteligentes e de toda a infraestrutura digital da plataforma MarIA em sala de aula de uma escola pública de Palmas, que ainda será definida. A iniciativa vai possibilitar que professores e alunos tenham acesso integrado a conteúdos educacionais e ferramentas tecnológicas com conexão de alta velocidade.
“A conectividade é hoje um dos maiores desafios da educação pública brasileira. Levar internet de qualidade e recursos digitais às escolas é garantir oportunidades reais para alunos e professores. Palmas dá um exemplo importante ao abraçar a inovação e se colocar na linha de frente desse movimento nacional pela transformação digital da educação”, ressaltou a senadora Professora Dorinha.
Inovação
A secretária de Educação de Palmas, Anice Moura, destacou que “a tecnologia é uma aliada fundamental para reduzir desigualdades e potencializar o aprendizado. Com esse projeto, damos um passo concreto rumo a uma educação pública mais inovadora, conectada e preparada para o futuro”, afirmou.
Texto: Verônica Bolzan
Edição: Iara Cruz
4º Concerto de Música Popular da Guarda Metropolitana de Palmas emociona público no Parque do…
Corridinha de Natal movimenta comunidade escolar em Palmas e reúne mais de dois mil participantes…
Dia D pela Primeira Infância reúne famílias e fortalece políticas públicas voltadas às crianças em…
Prefeitura de Palmas leva ações de saúde à programação do Novembro Negro Evento, que aconteceu…
Prefeitura de Palmas tem alta adesão em serviços de saúde no Dia D pela Primeira…
Dia D contra a gripe atrai público-alvo da campanha e reforça importância da vacinação Prefeitura…