Palmas será a primeira capital do País a receber o projeto piloto de conectividade nas escolas públicas, iniciativa que vai ampliar o acesso à internet de alta qualidade e integrar ferramentas de inteligência artificial ao processo educacional. O anúncio foi feito durante reunião do prefeito Eduardo Siqueira Campos, em Brasília, com representantes da Huawei & MarIA, gigante chinesa do setor de tecnologia, acompanhados da senadora Professora Dorinha, da secretária municipal de Educação, Anice Moura, da secretária de Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, e do presidente da Telebras, André Magalhães.
Durante o encontro com o presidente da companhia, Justin Sun, foi apresentado o modelo de soluções tecnológicas voltadas à conectividade e à inovação educacional que a empresa vem desenvolvendo para aplicação em escolas brasileiras. A previsão inicial é de que uma escola da rede municipal participe desta fase experimental, que deve começar em 2026. Até lá, serão realizados estudos técnicos e levantamentos de infraestrutura para garantir a implantação adequada das soluções tecnológicas.
“Essa iniciativa coloca Palmas na vanguarda da transformação digital na educação. Estamos orgulhosos de ser referência nacional nesse processo que une tecnologia e aprendizado”, destacou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
O prefeito ainda destacou o trabalho desenvolvido pela senadora Professora Dorinha: “Quero cumprimentar e dizer aos senhores que, de todo o Congresso Brasileiro, dentre todos os parlamentares, a maior autoridade educacional do Congresso é exatamente a senadora Dorinha (UB/TO)”, finalizou Eduardo Siqueira.
O presidente da Telebras, André Magalhães, ressaltou que a iniciativa representa um avanço concreto na busca por isonomia educacional. “Queremos garantir que alunos e professores tenham condições plenas de acesso à tecnologia e às plataformas digitais. É uma entrega pública que simboliza inclusão e equidade no ensino”, afirmou, também agradecendo à senadora Dorinha pela articulação e liderança do projeto.
Avanços
O projeto contempla a implantação da tecnologia Wi-Fi 7, de lousas inteligentes e de toda a infraestrutura digital da plataforma MarIA em sala de aula de uma escola pública de Palmas, que ainda será definida. A iniciativa vai possibilitar que professores e alunos tenham acesso integrado a conteúdos educacionais e ferramentas tecnológicas com conexão de alta velocidade.
“A conectividade é hoje um dos maiores desafios da educação pública brasileira. Levar internet de qualidade e recursos digitais às escolas é garantir oportunidades reais para alunos e professores. Palmas dá um exemplo importante ao abraçar a inovação e se colocar na linha de frente desse movimento nacional pela transformação digital da educação”, ressaltou a senadora Professora Dorinha.
Inovação
A secretária de Educação de Palmas, Anice Moura, destacou que “a tecnologia é uma aliada fundamental para reduzir desigualdades e potencializar o aprendizado. Com esse projeto, damos um passo concreto rumo a uma educação pública mais inovadora, conectada e preparada para o futuro”, afirmou.
Texto: Verônica Bolzan
Edição: Iara Cruz
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…
Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…
Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…
Obras da praça da Arne 53 avançam com construção de via pavimentada e pista de…