A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), publicará ainda neste semestre o edital de cadastramento para pessoas interessadas em integrar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA). A Carta de Intenções e Compromissos foi assinada nesta quarta-feira, 27, pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos e pela primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, durante seminário promovido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).
Pela primeira vez o Município contará com esse serviço, que tem o objetivo de garantir o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados da família por medida protetiva. “Uma capital jovem, moderna e planejada deve cuidar do que é a sua essência: as vidas humanas”, destacou o prefeito Eduardo Siqueira Campos, reafirmando o compromisso de Palmas em promover a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O serviço, que funcionará no prédio que abrigava o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis, deve ser implantado até o final do ano, após credenciamento das famílias. Para a titular da Semas, Polyanna Siqueira Campos, a assinatura da Carta de Intenções confirma o foco do trabalho da gestão municipal que é fortalecer a rede de proteção e amor a crianças e jovens palmenses.
O promotor de Justiça, Sidney Fiori Júnior, avaliou a defesa dos direitos de crianças e adolescentes afastados temporariamente de sua família de origem, perpassa pela Família Acolhedora que garante um atendimento mais individualizado.
Proteção Integral
Segundo a superintendente de Proteção Social Especial da Semas, Marlucy Albuquerque, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no município de Palmas representará um avanço na política de proteção integral. “O abrigo, por melhor que seja, não exerce o papel familiar, que é importante para o desenvolvimento cognitivo dos atendidos em abrigos institucionais”. A superintendente explicou ainda que a Prefeitura de Palmas pagará um salário mínimo para as famílias que acolherem as crianças, após determinação judicial do Juizado da Infância.
Em Palmas, os interessados podem acessar as informações sobre o Família Acolhedora, por meio dos telefones (63) 3212-7012 e 3212-7015 ou nos e-mails protecaoespecial.palmas@gmail.com e famíliaacolhedora.palmas@gmail.com. Famílias interessadas em se cadastrar como voluntárias podem realizar pré-cadastro clicando aqui.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
No meio do movimento apressado do Shopping Capim Dourado, em Palmas, uma ilha instalada em…
Prefeitura de Palmas promoverá consultoria financeira para empreendedores que receberam crédito da instituição Inscrições são…
Eduardo Siqueira Campos acende iluminação natalina de Palmas e conduz passeio ciclístico na abertura da…
A infância de Maria Tereza foi, por muito tempo, medida na ponta de um dedo.…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça a disponibilidade do Sistema de Atualização de…
Prefeitura de Palmas promove ação sobre diversidade e cultura no Cras Xerente Evento comunitário foi…