Categories: Estado

Parceria entre TJTO e TCE garante serviços da Justiça em todas as edições do projeto “Aliança pela Primeira Infância”


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) esteve presente em todas as etapas do projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, com a oferta de serviços da Justiça e ações de cidadania a milhares de tocantinenses, em parceria com o Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), idealizador da iniciativa.

A caravana, que percorreu as cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Miracema e contabilizou mais de 15 mil atendimentos à população, encerrou o ciclo de mobilização voltado à proteção e ao desenvolvimento integral das crianças, no último sábado (18/10), em Araguaína. A última edição, assim como as demais, reuniu dezenas de instituições parceiras.

O Poder Judiciário do Tocantins levou uma série de serviços e atividades à população, como atendimentos pré-processuais do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), emissão de documentos por meio do programa Registre-se, coleta de material genético para exames de DNA, ação Pai Presente, roda de conversa da Justiça Restaurativa, palestras sobre violência contra a mulher e a oficina do Banquinho Vermelho, símbolo mundial de conscientização e prevenção ao feminicídio, para crianças.

Durante o evento em Araguaína, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou o papel do Judiciário na garantia de direitos e na promoção da cidadania desde os primeiros anos de vida.

“O reconhecimento espontâneo da paternidade é um direito constitucional. Isso é também cidadania, amor ao próximo, respeito e saúde emocional para a criança que recebe o nome do pai no registro civil”, ressaltou a presidente Maysa.

“Capacitamos a rede de proteção à primeira infância e também trabalhamos com as crianças, de forma lúdica, a importância do respeito à menina e ao menino e o combate às condutas do machismo e do patriarcado, que podem resultar em violência contra a mulher”, explicou a juíza Cirlene de Assis, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).

O juiz da Comarca de Araguaína, Desamar Bezerra, pontuou: “Esses programas são de fundamental importância para o desenvolvimento social das pessoas. É uma oportunidade para o cidadão requerer os seus direitos.”

O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, reforçou a relevância da parceria entre as instituições. “A participação do Tribunal de Justiça somou muito, porque levou aos cidadãos direitos e acesso à Justiça”, afirmou.

Para o líder comunitário Luís da Conceição, a aproximação da Justiça com a população representa um avanço social. “Minha avaliação é muito positiva, com a Justiça se aproximando dos mais necessitados. Eu tenho certeza de que é a população quem mais ganha com isso”, finalizou.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura amplia serviço de roçagem na região norte de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura amplia serviço de roçagem na região norte de Palmas Trabalhos desta quinta-feira, 22, contemplaram…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza vistorias nos veículos do transporte escolar para volta às aulas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza vistorias nos veículos do transporte escolar para volta às aulas Inspeção…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas lança novo site com foco em serviços, transparência e facilidade de acesso | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança novo site com foco em serviços, transparência e facilidade de acesso…

12 horas ago

Palmas se consolida como polo administrativo e de eventos no TO, aponta levantamento do Catur e Aeroporto de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas se consolida como polo administrativo e de eventos no TO, aponta levantamento do Catur…

13 horas ago

Sistema eproc passa por parada técnica para atualização de versão na próxima segunda-feira (26/1)

O Sistema de Processo Eletrônico (eproc) do Tribunal de Justiça do Tocantins passará por uma…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas supera rentabilidade da meta atuarial e encerra 2025 com crescimento expressivo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas supera rentabilidade da meta atuarial e encerra 2025 com crescimento expressivo Instituto…

13 horas ago