Categories: Palmas

Parceria garante atendimento odontológico a pessoas em situação de rua em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Parceria garante atendimento odontológico a pessoas em situação de rua em Palmas

Ação integrada entre Ação Social do Município e Centro de Especialidades Odontológicas devolve sorriso, autoestima e esperança aos pacientes atendidos gratuitamente na Capital

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), está oferecendo tratamento odontológico gratuito a pessoas em situação de rua, dentro do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. Nesta semana, cinco pacientes recebem atendimento especializado em saúde bucal, incluindo restaurações, extrações, tratamento de canal, cirurgias, próteses dentárias e ortodontia.

A primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, destacou a relevância da iniciativa. “Esse trabalho nos marca de forma especial, pois sabemos das dificuldades que eles enfrentaram. Estamos devolvendo não apenas a funcionalidade dos dentes, mas também a alegria e a autoestima de cada um”, afirmou.

Entre os beneficiados está Eurico Morais Rohmelt, de 67 anos, que iniciou o tratamento nesta terça-feira, 30, e já planeja retornar à sua cidade natal, Pelotas (RS). “Quando eu terminar de arrumar meu sorriso, vou voltar para minha casa e rever minha mãezinha”, relatou. José Alves da Silva, de 71 anos, também concluiu o tratamento e recebeu a prótese dentária. “Uma bênção de Deus esse atendimento. Agora posso comer tranquilo e sorrir de novo”, comemorou.

Acolhimento

Segundo o gerente de Atendimento para Pessoas em Risco Social e Violações de Direitos,Gadiel da Cruz Ramos, os idosos em tratamento estão acolhidos provisoriamente na Casa de Passagem, unidade destinada a adultos do sexo masculino e famílias em situação de rua.

“Nós acompanhamos essas pessoas até que estejam prontas para retomar sua autonomia e segurança. Regularizamos a documentação, cuidamos da saúde e buscamos reaproximá-las de suas famílias, sempre com carinho e acolhimento”, explicou.

Brasil Sorridente

A coordenadora do CEO, Luciana Marquez, detalhou como é realizado o acesso desse público ao tratamento. “Eles chegam ao CEO por meio da abordagem social da Semas, pois é fundamental que a decisão de receber o atendimento seja voluntária. Atualmente, a unidade atende em média 1.800 usuários por mês”, informou.

Texto: Eliene Campelo

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…

2 horas ago

Proibição de pacotes de viagens com datas flexíveis está na pauta da CDR — Senado Notícias

Na volta do recesso legislativo, em fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela…

3 horas ago

Presidente do TJ destaca evolução da Justiça, casos marcantes da carreira e feitos de sua gestão no Vai de Boa Podcast

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, é a convidada da semana do Vai…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza programação de coleta de lixo urbano para consulta | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza programação de coleta de lixo urbano para consulta Serviço é realizado…

3 horas ago

Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital Ações da…

4 horas ago