A participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) no processo eleitoral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), está entre as principais propostas do órgão colegiado municipal. A 9ª Reunião Ordinária do Compede foi realizada na tarde desta sexta-feira, 4, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social ( Semas).
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mônica Ferreira da Costa, avalia que é importante a participação do Compede no processo eleitoral do Conade para fortalecer a luta pela garantia dos direitos e liberdades fundamentais desse público. “Integrar o Conselho Nacional nos dará oportunidade para mostrar que Palmas tem avançado na visibilidade das pessoas com deficiência”, acrescenta.
A conselheira e mãe atípica, Joana Margarida Borges destaca que o papel do Compede, somado à atuação da Secretaria Municipal de Ação Social, tem sido fundamental nas articulações das políticas públicas. “Junto com o trabalho da Secretaria Municipal de Ação Social garantimos ações mais efetivas e assim temos uma sociedade mais humana”.
Conade
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão superior, consultivo e de deliberação colegiada, criado para debater, acompanhar e avaliar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Atualmente, integra a estrutura organizacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. As eleições estão marcadas para o dia 20 de maio.
Texto: France Santiago – com informações do portal gov.br
Edição: Denis Rocha
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…
Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…
10/09/2025 - 18:41 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…
Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…
Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…