Categories: Política

PCDs poderão ter cursos gratuitos de capacitação para o trabalho — Senado Notícias


A Comissão de Educação (CE) aprovou em turno suplementar, nesta terça-feira (4), projeto que obriga a oferta de vagas gratuito em cursos de capacitação para o mercado de trabalho de pessoas com deficiência (PCDs). O Projeto de Lei do Senado (PLS) 211/2017, do senador Romário (PL-RJ), recebeu relatório substitutivo da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). O texto segue para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso de no mínimo nove senadores para análise pelo Plenário.

Segundo a relatora, o objetivo é diminuir a desigualdade estrutural na inserção de PCDs no mercado de trabalho. Dorinha também destacou que o projeto vai além de apenas reservar vaga para esse público.

— O projeto trata da responsabilidade nos curso de formação profissional, para que [as PCDs] tenham condições de exercer seu trabalho de maneira digna, de acordo com suas deficiência. Muitas empresas alegam “temos vaga mas não temos gente preparada ou qualificada de acordo com a deficiência”. Queremos as vagas e a qualificação — disse Dorinha.

Os cursos deverão incluir práticas de formação em ambiente de trabalho, de modo a atender as especificidades dos educandos, garantindo o desenvolvimento de competências básicas prévias. A carga horária não poderá ser inferior a 160 horas e as vagas serão disponibilizadas com base na porcentagem de PCDs em idade economicamente ativa na região.

A imposição vale para instituições que oferecem educação profissional que sejam públicas ou que sejam privadas ou comunitárias, desde que recebam recursos do governo. O projeto também prevê regulamento para detalhar a implementação.

Emendas

O projeto apresentado por Romário abrangia todas os estabelecimentos de ensino, sem distinguir a modalidade de ensino. Dorinha alterou o texto para  restringir a instituições de ensino profissional. A relatora também excluiu da obrigatoriedade os centros de educação privados que não recebem recursos públicos, acatando parcialmente emenda do senador Laércio Oliveira (PP-SE).

Outra alteração no projeto original foi na carga horária. Romário esperava que os cursos tivessem no mínimo 500 horas. Para Dorinha, o excesso de horas pode dificultar a execução da lei.

— Tal medida [carga mínima de 500 horas] poderá ocasionar “engessamento” na oferta, que hoje é mais flexível e inclui cursos de qualificação continuada, sob cujo leque se abriga a formação inicial e continuada de trabalhadores, com carga horária mínima de 160 horas — disse Dorinha.

Audiência pública

O colegiado também aprovou na reunião o Requerimento (REQ) 58/2023, do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), para realização de audiência pública com o objetivo de discutir inclusão do Dia Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento no calendário nacional.

“Instituir um dia dedicado a essas olimpíadas não servirá apenas para celebrar a importância dessa ferramenta educacional tão importante, mas também ressalta e reforça a necessidade do poder público apoiá-las e expandi-las para todo território nacional”, argumenta o senador em seu requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senado aprova projeto de Dorinha que autoriza pagamento de direitos congelados de servidores na pandemia • Senadora Professora Dorinha

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 143/2020, de autoria…

29 minutos ago

Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro Prazo foi estendido para garantir…

1 hora ago

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

13 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

14 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

14 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

15 horas ago