A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) protocolou, nesta quarta-feira (09), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui os órgãos do sistema socioeducativo no rol das instituições de segurança pública do artigo 144 da Constituição Federal.
A medida visa reconhecer legalmente o trabalho dos agentes que atuam com adolescentes em conflito com a lei, garantindo mais proteção jurídica e valorização à categoria.
O texto prevê que esses órgãos sejam dirigidos por servidores de carreira e que o ingresso ocorra exclusivamente por concurso público ou transformação de cargos compatíveis.
Na justificativa da proposta, a senadora destaca que os agentes socioeducativos atuam em unidades de internação onde são cumpridas medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), muitas vezes em contextos de alta periculosidade.
“Ao reconhecer os órgãos do sistema socioeducativo como integrantes da segurança pública, damos um passo importante para fortalecer a proteção dos profissionais que lidam diariamente com uma das faces mais sensíveis da realidade social brasileira”, conclui a senadora.
Para entrar em vigor, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara, com, no mínimo, três quintos dos votos dos parlamentares em cada Casa.
Neste domingo (26/10), 159 candidatos participaram da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam),…
Histórias de coragem, fé e amizade deram o tom da participação do público interno do…
Eram 6h30 da manhã, e diante do prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins, um…
“Desafio e superação”. A definição é de Felipe Mesquita Mota, 26 anos, atleta com baixa…
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…