A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) protocolou, nesta quarta-feira (09), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui os órgãos do sistema socioeducativo no rol das instituições de segurança pública do artigo 144 da Constituição Federal.
A medida visa reconhecer legalmente o trabalho dos agentes que atuam com adolescentes em conflito com a lei, garantindo mais proteção jurídica e valorização à categoria.
O texto prevê que esses órgãos sejam dirigidos por servidores de carreira e que o ingresso ocorra exclusivamente por concurso público ou transformação de cargos compatíveis.
Na justificativa da proposta, a senadora destaca que os agentes socioeducativos atuam em unidades de internação onde são cumpridas medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), muitas vezes em contextos de alta periculosidade.
“Ao reconhecer os órgãos do sistema socioeducativo como integrantes da segurança pública, damos um passo importante para fortalecer a proteção dos profissionais que lidam diariamente com uma das faces mais sensíveis da realidade social brasileira”, conclui a senadora.
Para entrar em vigor, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara, com, no mínimo, três quintos dos votos dos parlamentares em cada Casa.
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…
Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…