A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) protocolou, nesta quarta-feira (09), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui os órgãos do sistema socioeducativo no rol das instituições de segurança pública do artigo 144 da Constituição Federal.
A medida visa reconhecer legalmente o trabalho dos agentes que atuam com adolescentes em conflito com a lei, garantindo mais proteção jurídica e valorização à categoria.
O texto prevê que esses órgãos sejam dirigidos por servidores de carreira e que o ingresso ocorra exclusivamente por concurso público ou transformação de cargos compatíveis.
Na justificativa da proposta, a senadora destaca que os agentes socioeducativos atuam em unidades de internação onde são cumpridas medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), muitas vezes em contextos de alta periculosidade.
“Ao reconhecer os órgãos do sistema socioeducativo como integrantes da segurança pública, damos um passo importante para fortalecer a proteção dos profissionais que lidam diariamente com uma das faces mais sensíveis da realidade social brasileira”, conclui a senadora.
Para entrar em vigor, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara, com, no mínimo, três quintos dos votos dos parlamentares em cada Casa.
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho…
Centro de Atendimento ao Servidor terá alteração de horário entre dias 22 a 25 de…
Prefeitura de Palmas incentiva cadastro gratuito de cães e gatos no novo sistema nacional ‘SinPatinhas’…
“Deus viu que tudo era muito bom” é o lema da Campanha da Fraternidade 2025,…
Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento Abertura da programação, realizada pela…
Polo de comércio popular da Capital, Arca de Taquaralto tem obra de revitalização autorizada pelo…