Foto: Ascom BPMA
Na madrugada desta sexta-feira, 25, a Polícia Militar prendeu e autuou um homem de 43 anos por tentar adquirir 760 kg (setecentos e sessenta quilos) de peixes ilegal de indígenas, em Formoso do Araguaia, durante o período defeso (Piracema).
Após receber uma solicitação do Ministério Público Federal e Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de Gurupi, para atendimento de uma denúncia anônima, em que indígenas estariam comercializando pescados para um comprador de Palmas, a equipe de policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) empreendeu esforços no sentido de localizar o suposto comprador.
A equipe policial conseguiu localizar o suspeito em uma propriedade rural no município de Formoso do Araguaia, com ele foi encontrado o pescado que totalizou 760 kg (setecentos e sessenta quilos) de peixes das espécies Tucunaré e Surubim.
O homem foi preso em flagrante e autuado administrativamente com multa de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), já o pescado foi periciado pela Polícia Técnico Científica e ficou à disposição da Central de Flagrantes, de Gurupi, para a destinação prevista na legislação pertinente.
A legislação em vigor, compreendendo a Portaria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nº 152/2022, estabelecem que está proibida a pesca, transporte e comercialização de pescados nos rios e lagos do Estado durante o período defeso (Piracema: 01/11/2022 a 28/02/2023), período em que diversas espécies de peixes sobem os rios para reproduzirem-se.
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…