Categories: Estado

Poder Judiciário do Tocantins é Prata no Prêmio CNJ de Qualidade


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) é Prata no Prêmio CNJ de Qualidade com a porcentagem de 71,0% em ações desenvolvidas nos eixos de governança, produtividade, transparência, dados e tecnologia.

Entre os pontos positivos que garantiram a premiação ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta terça-feira (5/12), em Salvador (BA), estão: a gestão participativa (resolução 221/2016/CNJ) na construção das metas de 2022, desenvolvida pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges); e, no quesito socioambiental, conforme resolução 400/2021/CNJ, o TJTO alcançou, pela primeira vez em quatro anos do prêmio, os melhores números do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPCJUS), com 30 pontos.

Além disso, o TJTO se destacou no julgamento dos processos antigos, obtendo 100% da pontuação. O Judiciário do Tocantins também se sobressaiu na implementação de cinco núcleos de Justiça 4.0, com 50 pontos, e também com a implantação de dois Pontos de Inclusão Digital (PIDs).

Busca pela excelência

Para a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o Judiciário está consciente dos desafios e firme na busca da excelência.

“A jornada rumo a uma Justiça de excelência é de muitos desafios, que buscamos superar um a um. Somos Prata no Prêmio CNJ de Qualidade com muita alegria, mas também com consciência de que o nosso aprimoramento deve ser contínuo. Nosso Judiciário está cada vez mais tecnológico e inovador. Estamos ampliando a nossa força de trabalho com a realização de concursos para servidores e magistrados, para juntos enfrentarmos a crescente entrada de novos processos judiciais, além das demandas sociais abraçadas pela Justiça”, destacou.

“Como afirmei ao iniciar a gestão, nosso foco continua sendo o Selo Diamante, essa é a qualidade que o cidadão e a cidadã do Tocantins merecem e esperam de nós”, ressaltou a presidente.

Premiação

O resultado oficial foi divulgado na manhã desta terça-feira (5/12), em cerimônia de entrega da premiação conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), promovido em Salvador (BA).

Foto: Glês Nascimento



Participam do evento, a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi  – representando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Esmar Custódio; o coordenador de Gestão Estratégica do TJTO, João Ornato Benigno Brito; e as servidoras Roberta Maciel (da Diretoria Geral); Darlanne Cristina dos Santos Ferreira Tacho (da Gestão Estratégica do TJTO); Kellen Stakoviak (do Núcleo de Parametrização da Diretoria Judiciária); e a assessora de imprensa do TJTO, Glês Nascimento (Centro de Comunicação Social).  O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE -TO), desembargador João Rigo Guimarães, ex-presidente do TJTO, esteve presente na premiação e posou com a equipe do TJTO.

Sobre o Prêmio

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Ao longo dos anos, vários critérios foram sendo aperfeiçoados e incluídos no regulamento da premiação, que é dividida em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia. Utiliza-se uma metodologia de avaliação dos tribunais sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, de eficiência, gestão e organização de dados. Assim, em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em quatro categorias: Excelência, Diamante, Ouro e Prata.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de…

4 horas ago

TJTO leva serviços e atendimentos à população de Miracema

O Colégio Tocantins, em Miracema, foi o ponto de partida para o primeiro encontro do…

5 horas ago

Presidente do TJTO é condecorada com Ordem do Mérito Dom Bosco

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…

13 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da servidora Lauane Caetano

O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…

14 horas ago

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…

15 horas ago

Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros | Prefeitura Municipal de Palmas

Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros Ação…

15 horas ago