O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) passa a integrar, oficialmente, a rede de proteção à mulher na capital com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, realizada na manhã desta sexta-feira (28/3). A Diretora do Foro da Comarca de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo, representou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, na solenidade de abertura.
Para a magistrada, a entrega do novo espaço representa um marco na luta pelo enfrentamento à violência doméstica no Tocantins.
“As mulheres terão um espaço integral e integrado com delegacia de polícia, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria, além de toda rede de assistência. É uma conquista não só para o Judiciário, mas para todas as mulheres do nosso Estado”, destacou a juíza.
Na estrutura da Casa da Mulher Brasileira, o Poder Judiciário conta com salas de atendimento, de audiências e de assessoramento da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica, reforçando o compromisso da Justiça com o acolhimento e a celeridade nos processos envolvendo mulheres em situação de violência.
A cerimônia contou com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além de outras autoridades estaduais e federais.
Casa da Mulher Brasileira
Integrante do programa Mulher Viver Sem Violência, a Casa da Mulher Brasileira tem como objetivo oferecer atendimento humanizado e articulado a mulheres em situação de violência, reunindo em um só local os principais órgãos da rede de proteção, como delegacias especializadas, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, entre outros.