Categories: Estado

Poder Judiciário lança projeto de reflorestamento com plantio de 400 mudas na orla da lagoa em Alvorada


O Tribunal de Justiça do Tocantins lançou, nesta segunda-feira (1º/12), o Projeto de Reflorestamento da Orla da Lagoa da Ema – Alvorada Sustentável, com o plantio inicial de 400 mudas nativas do cerrado. Até 2028, a ação prevê alcançar mais de 6 mil mudas plantadas nesta área do município. A iniciativa do Poder Judiciário é realizada em parceria com a Prefeitura de Alvorada, instituições de ensino e entidades privadas.

A ação integra o Programa Justiça Carbono Zero e tem como foco a recuperação ambiental da orla e o fortalecimento da sustentabilidade na cidade. A presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, participou da cerimônia e ressaltou a importância do projeto.

“O reflorestamento aqui é necessário e urgente. A Lagoa da Ema faz parte da história de Alvorada”, pontuou a magistrada.

As mudas são de espécies nativas do cerrado. A primeira árvore, um pé de pequi, foi plantada em homenagem à memória da mãe do diretor do Foro da Comarca de Alvorada, juiz Fabiano Gonçalves Marques.

“A lagoa vem apresentando redução no volume de água. O reflorestamento dessa região é muito importante tanto para o meio ambiente quanto para a própria comunidade”, afirmou o magistrado.

A prefeita de Alvorada, Thaynara de Melo Moura, destacou que o projeto vem sendo desenvolvido ao longo de todo o ano, em conjunto com o Fórum da Comarca. “O nosso primeiro foco é a orla da lagoa, que queremos transformar em um ambiente agradável para todas as famílias”, destacou.

Instituído pela Resolução CNJ nº 594/2024, o Programa Justiça Carbono Zero estabelece a meta de neutralizar as emissões de carbono do Poder Judiciário até 2030, por meio do inventário, redução e compensação dos gases emitidos. Ao aderir ao programa, o TJTO reafirma seu compromisso com um futuro ambientalmente equilibrado.

Parcerias e participação da comunidade

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alvorada, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Comitê das Bacias hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. A ação tem caráter multiplicador e envolve também estudantes das escolas públicas e moradores locais.

“Cada árvore plantada é uma vida salva. Essa área toda foi desmatada por causa da urbanização e agora estar replantando é muito importante”, comemorou a estudante Valentina Alves Oliveira, de 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Filomena Rocha Soares.

Participaram também do lançamento do Projeto de Reflorestamento a coordenadora de gestão socioambiental e de responsabilidade social do TJTO, Luciene Dantas; o promotor de Justiça de Alvorada, André Felipe dos Santos Coelho; presidente do comitê da bacia hidrográfica dos rios Santo Antônio e Santa Tereza, Maria Cristina Bueno Coelho; comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Éden Ferreira Morgado; presidente da Câmara Municipal de Alvorada, Douglas Mengoni da Silva; e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson da Rocha Lima.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Servidores municipais de Palmas podem contar com suporte dos setores de RHs para responder ao censo previdenciário | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores municipais de Palmas podem contar com suporte dos setores de RHs para responder ao…

3 minutos ago

Comissão aprova projetos de homenagens e criação de datas nacionais – Notícias

02/12/2025 - 16:24   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da CCJ para discussão…

17 minutos ago

TJTO regulamenta novo procedimento de credenciamento para contratação de bens e serviços

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, nesta segunda-feira (1/12), a Resolução nº 39/2025,…

2 horas ago

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, abriu nesta segunda-feira, 1º de…

3 horas ago

Em Palmas, alunos da Escola Degraus do Saber celebram leitura em encontro com escritor que inspirou projeto literário | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, alunos da Escola Degraus do Saber celebram leitura em encontro com escritor que…

4 horas ago

Cmei Pequeno Príncipe promove visitação de crianças à sua futura escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmei Pequeno Príncipe promove visitação de crianças à sua futura escola Experiência pode contribuir para…

4 horas ago