Categories: Estado

Poder Judiciário realiza premiação do EducaJus 2023 e oferta serviços de cidadania à comunidade de Guaraí na próxima segunda (7/7)


É chegada a hora de conhecer os dois melhores projetos que vão levar pra casa o prêmio EducaJus – De papo com a Justiça. A premiação das melhores propostas, bem como oferta de serviços de cidadania e orientação gratuita, acontecerá na próxima segunda-feira (7/7), das 9 às 18h, no Fórum de Guaraí.

Desenvolvido de maio a junho, com o intuito de aproximar o Poder Judiciário da escola pública, nesta reta final, concorrem quatro propostas: “Não ao Bullying”; “CTT – Cursos Técnicos de Tabocão”; “Escola que Protege – contra o abuso sexual, físico e psicológico”; “Laboratório de Ciências e Matemática”. 

Sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, o projeto possui uma equipe multidisciplinar composta por servidores do Judiciário em diversos segmentos. A ação acontece de forma itinerante e esta primeira etapa atendeu aos municípios de Guaraí e Tabocão, nas escolas municipais: Núcleo Euclides da Cunha, zona rural de Guaraí; e Francisco Pinheiro da Silveira, no município de Tabocão. Na programação, atividade como roda de conversas, palestras e oficinas são realizadas com professores e estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, tendo como base a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Documentação em dia

Além do EducaJus, o momento será oportuno para colocar a documentação em dia ou ainda receber orientações gratuitas do Judiciário relacionadas ao direito do consumidor e cobranças; regulamentação e dissolução de união estável; guarda-compartilhada, visitas e pensão alimentícia. O Judiciário irá auxiliar também na solução de conflitos e círculos de paz voltados à relação entre pais e filhos, e auxílio a pessoas envolvidas em casos de violência doméstica. O Serbrae irá prestar esclarecimentos sobre empreendedorismo.

Retirada gratuita da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, registrados no Tocantins. Além de transferência, primeira e segunda via do Título de Eleitor. Também devem comparecer ao fórum, as mães que desejam declarar o nome do pai no registro de seus filhos. Pessoas maiores de 18 anos que querem incluir o nome do pai em seus documentos pessoais e pais que queiram reconhecer seus filhos.

AbsorVendo

Ajude uma mulher em vulnerabilidade social com a doação de absorventes higiênicos e contribua para a redução da pobreza menstrual. Com este objetivo surgiu o projeto AbsorVendo, para ajudar a minimizar os impactos da realidade de muitas mulheres que não conseguem arcar com os custos da manutenção do ciclo. Para aderir à campanha idealizada pela Presidência do TJTO, basta levar pacotes de absorventes durante toda a ação. A Diretoria do Centro de Comunicação (Cecom), na sede do Tribunal em Palmas, também é ponto fixo de coleta.

Parceiros

Para realizar os atendimentos de cidadania, o Poder Judiciário conta com a parceria do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Guaraí; Sebrae, Corregedoria-Geral de Justiça, Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

CNJ abre inscrições para programa internacional de capacitação de magistradas

Magistradas brasileiras poderão participar do programa de capacitação internacional Women Judge’s Program – Judicial Training &…

49 minutos ago

Comissão de Agricultura aprova proposta de monitoramento da saúde dos solos – Notícias

22/01/2026 - 13:21   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Guimarães: medida fortalece a formulação…

2 horas ago

Plantação perto de rodovias, turismo receptivo e Sudene podem entrar na pauta — Senado Notícias

Na retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro, o Plenário do Senado pode votar projeto que…

2 horas ago

Ensino de defesa civil na escola está na pauta da Comissão de Educação — Senado Notícias

Um projeto de lei que inclui noções de defesa civil como conteúdo obrigatório do ensino…

4 horas ago

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar | ASN Tocantins

Em um contexto em que a correta gestão de dados se tornou mais que uma…

6 horas ago