Dois dias dedicados à Justiça Restaurativa vão marcar a primeira semana de dezembro no Poder Judiciário Tocantinense. Na quinta e na sexta-feira (4 e 5/12), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Centro de Justiça Restaurativa (Cejure) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realiza o V Encontro de Facilitadores Restaurativos do Poder Judiciário Tocantinense e o VI Seminário de Justiça Restaurativa.
As atividades se complementam: O encontro de quinta é voltado à rede de facilitadores(as) e profissionais já formados(as) em Justiça Restaurativa; o seminário de sexta é aberto ao público em geral.
Quinta-Feira: Encontro fortalece rede de facilitadores(as)
O V Encontro de Facilitadores Restaurativos do Poder Judiciário Tocantinense será realizado na quinta-feira (4/12), a partir das 9h, no auditório da Esmat. A proposta é oferecer um espaço de formação continuada, diálogo e troca de experiências entre facilitadores(as) restaurativos(as) vinculados(as) ao Judiciário, profissionais credenciados(as) pelo Nupemec, magistrados(as) e servidores(as) com formação em Justiça Restaurativa.
Com carga horária de 8 horas-aula, o encontro prevê palestra de abertura, círculo de paz e oficinas sobre experiências práticas em Justiça Restaurativa no Judiciário Tocantinense, além de um momento final de compartilhamento das vivências registradas em cada sala.
Confira a programação aqui.
As inscrições para o encontro são feitas por indicação dos(as) magistrados(as) coordenadores(as) dos Cejuscs Polo, e destinam-se exclusivamente ao público com atuação direta nas práticas restaurativas.
Sexta-Feira: Seminário abre diálogo com a sociedade
Na sexta-feira (5/12), também às 9h, será a vez do VI Seminário de Justiça Restaurativa, no auditório do Tribunal de Justiça. Diferentemente do encontro de facilitadores(as), o seminário é aberto ao público e gratuito.
As inscrições seguem até o dia do evento, podendo ser feitas clicando aqui.
Com carga horária de 6 horas-aula, a programação reúne quatro palestras e uma Mesa de apresentação de boas práticas. Entre as convidadas estão magistradas de diferentes estados, que vão abordar temas como:
- “Protocolo Eu Te Vejo: Prevenção à violência entre adolescentes”, com a juíza Vanessa Cavalieri (TJRJ);
- “Vidas em Recomeço: Justiça Restaurativa contra os desfuturos do encarceramento feminino”, com a juíza Mirella Cezar Freire (TJMA);
- “Círculo de Sentença Conflitivo”, com a juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça (TJBA);
- “Justiça Restaurativa e Literatura”, com a juíza Berenice Ferreira Silveira Nassar (TJPR).
A programação completa pode ser acessada aqui.
Dúvidas podem ser esclarecidas com o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam), pelo telefone (63) 3142-2525 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..