Polícia

Polícia Federal divulga balanço da Operação Eleições 2022

A Polícia Federal encerrou neste domingo, 30, a Operação Eleições 2022. O órgão atuou em todo Brasil na prevenção e repressão aos crimes eleitorais de maneira integrada com representantes do TSE, Polícias Civis e Militares, Polícia Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência, Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Entre os dias 28 e 30 de outubro, período em que foi deflagrada a segunda fase da Operação Eleições 2022, a Polícia Federal instaurou 09 inquéritos policiais para apurar crimes eleitorais e 93 termos circunstanciados de ocorrência. Além disso, a PF prendeu 139 pessoas e apreendeu R$ 161,2 mil em bens e valores.

Entre as incidências criminais verificadas, foram registrados 43 casos de violação do sigilo do voto, 19 de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, 17 de boca de urna e 16 de promoção de desordem que prejudicasse os trabalhos eleitorais.

Cumpre ressaltar que ao longo do ano de 2022, a Polícia Federal já instaurou 1.365 inquéritos policiais para apurar crimes eleitorais e 229 termos circunstanciados de ocorrência, bem como prendeu 487 pessoas e apreendeu R$ 8,4 milhões em bens e valores.

Operação Eleições 2022 no Tocantins

No Estado do Tocantins, a Polícia Federal atuou de maneira conjunta com as forças de Segurança Pública durante o segundo turno das eleições deste domingo, 30/10, com o objetivo de prevenir e reprimir os crimes eleitorais. A ação foi acompanhada em tempo real a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e do Gabinete de Monitoramento instalado nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas/TO.

Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública estiveram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. Além do efetivo de policiais mobilizado para a operação, cerca de 579 viaturas e 4 aeronaves foram alocadas para emprego nas atividades de policiamento eleitoral em todo o estado.

O Superintendente Regional da Polícia Federal no Tocantins, Delegado Rodrigo Bittencourt, destacou que o foco da instituição nesse segundo turno foi a prevenção dos crimes eleitorais. “A partir de um planejamento formulado em conjunto pela Polícia Federal, o TRE e as demais forças de segurança do estado, a instituição atuou de maneira coordenada em 12 bases espalhadas pelo estado do Tocantins, com o objetivo principal de coibir as práticas de “boca de urna”, compra de votos ou qualquer tipo de embaraço ao exercício do voto pelos cidadãos tocantinenses. Ressalta-se que cerca de 90% do nosso efetivo policial foi empregado nesse segundo turno, o que garantiu o mesmo sucesso já experimentado no primeiro turno na segurança do pleito”.

A Operação Eleições 2022 registrou em todo o Tocantins:
• 00 casos de compra de votos
• 00 ocorrências de boca de urna
• 18 violação de sigilo do voto
• 02 propaganda irregular
• 00 ocorrências de transporte ilegal de eleitores

Operação Eleições 2022

A Operação Eleições 2022 teve como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

38 minutos ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

2 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

3 horas ago

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

4 horas ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

5 horas ago