Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) acaba de lançar seu novo Portal da Transparência, disponível em mpto.mp.br/transparencia. Com um design renovado, o portal oferece uma experiência de navegação mais fácil e intuitiva.

O projeto de reestruturação teve como objetivo principal garantir a facilidade de acesso e compreensão das informações. Desenvolvido com uma interface amigável para todos os públicos, a partir de critérios de acessibilidade, a nova plataforma também disponibiliza dados mais completos.

Uma das grandes vantagens do novo portal é a inclusão de gráficos e mapas, na forma de paineis BI, para visualização dos dados principais, além de uma navegação simplificada, com menor quantidade de cliques e sem a necessidade de downloads de arquivos para o acesso das informações.


Com essas melhorias, o Ministério Público do Tocantins reafirma seu compromisso com a transparência e a prestação de contas à sociedade, facilitando a consulta e a análise dos dados, de forma clara e compreensível.


O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, enfatiza que a iniciativa de reformular o Portal da Transparência está inserida em um contexto mais amplo. Segundo ele, o projeto reflete o compromisso do Ministério Público com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos e o aprimoramento dos canais de diálogo com a população.


Alinhamento às normas
A reestruturação do portal adotou como parâmetro o Manual do Portal da Transparência do Ministério Público (5ª edição), publicado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que traz padrões fixos de navegação e de formatação das informações, com definição, inclusive, de nomenclaturas para os menus e a ordem de apresentação destes, de modo que a mesma informação possa ser acessada de forma padronizada em qualquer Ministério Público brasileiro, além da cartilha do Programa Nacional de Transparência Pública, editada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Essas referências garantem que o portal esteja alinhado com as melhores práticas e normas de transparência pública.


O MPTO instituiu seu Portal da Transparência em 2009, dois anos antes de a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) impor essa obrigação aos entes públicos brasileiros.


Conteúdo
O Portal da Transparência do Ministério Público do Tocantins (MPTO) é uma plataforma que concentra informações atualizadas sobre a execução orçamentária e financeira, a execução de licitações, contratos e convênios, a gestão de pessoas, contracheque, atividade-fim, o planejamento estratégico, bem como disponibiliza os canais de comunicação com a instituição e seus membros, dentre outros.

Texto: Flávio Herculano – Ascom MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

réu é condenado a 37 anos de prisão por homicídio e tentativa de homicídio após Tribunal do Júri

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou Israel Ribeiro Copertino Pires,…

12 horas ago

Presidente e desembargadores do TJTO conhecem o laboratório de IA da Esmat

Em visita na tarde desta sexta-feira (5/9), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins…

13 horas ago

Prefeitura visita Casa A+ e reforça apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura visita Casa A+ e reforça apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade Parceria voltada…

14 horas ago

Caravana Eletrônico Não é Lixo recebe na Feira da 304 Sul equipamentos em desuso para reaproveitamento | Prefeitura Municipal de Palmas

Caravana Eletrônico Não é Lixo recebe na Feira da 304 Sul equipamentos em desuso para…

14 horas ago

SEI/TJTO passa por atualização com foco na acessibilidade e inclusão

O Sistema Eletrônico de Informações do Tribunal de Justiça do Tocantins (SEI/TJTO) passou por uma…

14 horas ago

AnaVitória é a atração principal deste sábado, 6, em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

AnaVitória é a atração principal deste sábado, 6, em Taquaruçu Duo de Araguaína que ganhou…

15 horas ago