A promoção dos direitos fundamentais foi pauta de audiência realizada na manhã desta terça-feira, 30, no Palácio Araguaia, entre o corregedor nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Luciano Casaroti, e o governador do estado, Wanderlei Barbosa. A reunião faz parte da agenda institucional da Correição Ordinária realizada pelo CNMP junto ao MPTO.
Durante a reunião, a educação infantil, o combate à violência doméstica, familiar e aos crimes contra crianças e adolescentes foram listados como temas sensíveis e que merecem atenção pontual. “São questões pertinentes não somente ao Tocantins, mas aos demais estados da federação. É preciso tomar medidas de repressão, prevenção e punição. Neste contexto, a atuação do Executivo e do sistema de Justiça é fundamental’, adiantou o corregedor.
Na oportunidade, o corregedor solicitou ao governador providências no sentido de fomentar políticas públicas que fortaleçam a efetiva promoção dos direitos fundamentais no estado. “O CNMP está à disposição para o que se fizer necessário”, disse.
Combate à violência
Na ocasião, Luciano Casaroti falou sobre a importância do Ministério Público ao exercer um trabalho preventivo e repressivo com foco também na rede de proteção à mulher. Ele pontuou o trabalho realizado pela instituição com a atuação do Núcleo Maria da Penha, especializado na defesa da mulher em situação de violência doméstica.
Relação institucional
O momento foi também de fortalecimento da parceria entre o Ministério Público e o Executivo em prol dos direitos da sociedade tocantinense. “A relação institucional é essencial para o bom funcionamento do Estado democrático de direito. Ela garante a legalidade, protege os direitos fundamentais e contribui para a eficiência e transparência na administração pública”, destacou Casaroti.
Ao finalizar a audiência, o governador adiantou que todos os temas discutidos “têm uma atenção especial do governo. Nós somaremos esforços e vamos intensificar campanhas educativas junto aos mais diversos públicos”.
Participaram também o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Ulisses Sampaio, a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Soares Rocha, o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis Lima, o chefe de gabinete da Procuradoria-geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Abel Andrade Leal, e o assessor especial da PGJ, promotor de Justiça Celsimar Custódio. Secretários de estado e assessores também estiveram presentes.
No domingo (7/9), o Brasil celebrou 203 anos de Independência com o tradicional desfile cívico-militar,…
“Você sabe qual o papel do Poder Judiciário na sociedade? Sim ou não?” Este é…
Os(as) voluntários(as) inscritos(as) para o 2º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins participam, nesta terça-feira (9/9),…
O projeto de lei que prevê incentivos ao trabalho voluntário dos jovens (PL 4.159/2023) é…
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, na noita desta segunda-feira (1°),…
A senadora Professora Dorinha (União) abriu, nesta quinta-feira (4), em Palmas, o Encontro Estadual pela…