Em Sessão Extraordinária nesta terça-feira, 6, o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) regulamentou o processo eleitoral para elaboração da lista tríplice destinada à escolha do procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2026.
Na ocasião, foi definido o calendário do processo eleitoral, sendo estabelecido 7 de agosto como prazo para publicação da resolução; 12 a 15 de agosto como período de inscrições dos candidatos; e 11 de outubro como dia da votação, que ocorrerá de forma eletrônica.
Também foi designada a Comissão Eleitoral que conduzirá o processo, composta por três titulares (Guilherme Goseling Araújo – presidente, Ricardo Alves Peres e João Neumann Marinho da Nóbrega) e por dois suplentes (Eurico Greco Puppio e Juan Rodrigo Carneiro Aguirre).
A eleição tem como votantes os procuradores e promotores de Justiça ativos na carreira do MPTO. O voto é exercido de forma secreta e plurinominal, podendo ser marcados até três nomes de candidatos.
Sobre a escolha
Nos termos da Lei Orgânica do MPTO (Lei Complementar n. 51/2008), a lista tríplice com os nomes dos candidatos mais votados será encaminhada ao governador do estado no primeiro dia útil subsequente à votação. Caberá ao chefe do Poder Executivo proceder à escolha e nomear o próximo procurador-geral de Justiça em até 15 dias, após o recebimento da lista.
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…
Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…
Prefeitura reforça cronograma de limpeza externa nas unidades de saúde durante período chuvoso Medida considera…
Unidade de Saúde da Família Isabel Auller promove blitz do Dezembro Vermelho na Arso 23,…