Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Em encontro realizado nesta terça-feira, 6, a coordenadora de extensão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), Gleiva Giuvannucci Alves, e o chefe de gabinete da Superintendência Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Johnny Trindade de Assis, conversaram sobre as últimas fases dos projetos “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania” e “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”, realizados em parceria pelas duas instituições.

Ambos os projetos reforçam o compromisso do MPTO e da Seduc em promover a educação em direitos humanos e cidadania, além de estimular a participação ativa dos estudantes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania

O projeto “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania” está em sua fase final e conta com a participação de 120 estudantes de Palmas e Paraíso do Tocantins. A iniciativa promoveu palestras, orientações e atividades de campo, incentivando a identificação de problemas locais e o encaminhamento das situações ao MPTO para a solução.

As próximas etapas incluem um concurso de redação sobre o tema “Cidadania e Direitos Humanos” e uma gincana solidária para arrecadar produtos de higiene e limpeza. Os alunos vencedores do concurso e a equipe que apresentar o melhor relatório prático serão premiados com uma viagem cultural ao Jalapão e receberão equipamentos eletrônicos.

Ponto a Ponto

Desenvolvido pelo MPTO em parceria com a Seduc e a Universidade da Maturidade (UMA), o projeto “Ponto a Ponto” busca fortalecer os laços entre gerações, prevenir a violência contra idosos e promover políticas públicas voltadas à terceira idade. Alunos do ensino Fundamental de Palmas e Araguaína participam de atividades que estimulam o diálogo e a troca de experiências com os seus avós e com os estudantes da UMA.

A culminância do projeto será marcada por um concurso de redação sobre o tema “Respeito à pessoa Idosa”, com premiação em dinheiro para os estudantes e seus avós.

Também serão produzidos documentários para registrar os momentos marcantes e os resultados alcançados por ambas as iniciativas.

(Texto: Shara Alves de Oliveira/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Última reunião de trabalho do ano reúne desembargadores para balanço de ações, projeções para 2026 e boas-vindas aos novos integrantes da Corte

O último dia de trabalho antes do recesso forense no Tribunal de Justiça do Tocantins…

18 minutos ago

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário Durante recesso…

32 minutos ago

Comissão aprova projeto que cria categorias de pessoas desaparecidas – Notícias

19/12/2025 - 11:09   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres foi o relator…

46 minutos ago

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 | Prefeitura Municipal de Palmas

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 Quantidade representa aproximadamente…

1 hora ago

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova política nacional para enfrentar apagão de professores na educação básica • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 3.824/2023, que cria a…

2 horas ago

Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede municipal | Prefeitura Municipal de Palmas

Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede…

2 horas ago