Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Parceiro na realização do 1º Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) esteve presente no evento, nesta quarta-feira, 7, representado pela promotora de Justiça Isabelle Figueiredo.

Ela participou da abertura do evento e, em seguida, compôs mesa-redonda que discutiu o tema “Iniciativas Arquivísticas no Tocantins”. Nesta, foi debatida uma gestão coordenada dos documentos que tratam sobre a história da formação da população tocantinense e do próprio Estado. Participaram, além da representante do MPTO, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Nacional e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entre outros.

Em sua participação, a promotora de Justiça informou que, no estado, consta o entendimento de que tanto o Ministério Público Federal (MPF) quanto o Ministério Público do Tocantins (MPTO) podem atuar nas questões relacionadas à preservação do patrimônio histórico, o que fortalece a atuação na área. Isabelle Figueiredo também relatou que, ao trabalhar anteriormente no assunto, verificou a inexistência de uma gestão coordenada quanto à proteção, à conservação e ao acesso dos documentos históricos no Tocantins, o que levou o MPTO a contatar a Secretaria Estadual da Cultura, na busca da construção de soluções.

Por fim, a representante do Ministério Público falou da necessidade de uma maior sensibilização dos gestores públicos, no sentido de que destinem recursos para a cultura de forma perene e contribuam para a solidificação das políticas públicas da área.

O 1º Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins acontece nos dias 7 e 8 deste mês, no auditório da Reitoria da UFT, em Palmas, sob a coordenação do Governo do Tocantins, por meio da Secult.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espaço Saúde do Tribunal de Justiça lança podcast para conscientização no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Nesta sexta-feira (20/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça as ações do Dia…

2 dias ago

Centro de Saúde do TJTO dará início a acompanhamento psicossocial de magistrados(as) e servidores(as) em condições especiais de trabalho a partir de março

O Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) dará início ao acompanhamento…

2 dias ago

Senadora Professora Dorinha propõe atendimento psicológico via SUS para brasileiras vítimas de violência no exterior

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) apresentou o Projeto de Lei 6.461/2025, que garante assistência…

2 dias ago

TJTO investe em modernização de unidades e realiza maior reforma estrutural do Fórum de Palmas em 22 anos

Após mais de duas décadas sem intervenções estruturais de grande porte, o Fórum da Comarca…

2 dias ago

Comitê confirma 3ª edição do Pop Rua Jud para 17 de abril, em Araguaína

O Comitê Regional Pop Rua Jud definiu, em reunião nesta sexta-feira (20/2), a realização da…

2 dias ago

Projeto reconhece líderes comunitários e cria cadastro nacional – Notícias

19/02/2026 - 18:23   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vicentinho Júnior, autor do projeto de…

3 dias ago