Estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União e idosos da Universidade da Maturidade (UMA) se reencontraram em um emocionante evento do projeto Ponto a Ponto: Costurando Respeito, Laços e Direitos no Tecido Familiar nesta segunda-feira,19, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO). A iniciativa, idealizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), promove a união entre gerações e o combate à violência contra a pessoa idosa.
O promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, em uma palestra emocionante, compartilhou sua experiência pessoal e destacou a importância do projeto: “Eu sou filho de vó… minha avó é que cuidava de mim. Considero esse projeto fundamental para estreitar laços”.
O promotor abordou ainda as diversas formas de violência que os idosos enfrentam, os golpes mais comuns e como denunciá-los. Ao final tirou dúvidas dos participantes e reforçou o compromisso do MPTO em proteger os direitos de todos.
As duplas formadas em encontros anteriores definiram como produzirão suas redações sobre o tema “Respeito à pessoa idosa”. A premiação em dinheiro e a produção de um documentário sobre o projeto motivam ainda mais os participantes.
A gerente do projeto, Gleiva Giuvannucci Alves, orientou os presentes sobre as regras do concurso de redação e enfatizou a importância da interação entre gerações: “Em cada sorriso compartilhado, em cada história contada, o respeito se fortalece. O projeto Ponto a Ponto é a prova de que a união entre adolescentes e idosos é capaz de transformar vidas.”
O Ponto a Ponto é uma parceria inspiradora entre o MPTO, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a UMA. Alunos do ensino fundamental de Palmas e Araguaína estão sendo protagonistas de uma mudança cultural, em que o diálogo e a troca de experiências entre gerações constroem um futuro mais respeitoso e solidário.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)
Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana Vistoria…
Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…
Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…
Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços…
Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…