Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Em um encontro realizado em Palmas nesta terça-feira, 27, estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União e alunos da Universidade da Maturidade (UMA) celebraram o projeto “Ponto a Ponto: Costurando Respeito, Laços e Direitos no Tecido Familiar”. Essa iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), visa criar laços de respeito e afeto. 

A programação do evento foi repleta de atividades. A Orquestra Sanfônica da escola encantou a todos com sua música, enquanto os adolescentes apresentaram uma dança. Jogos de bolinha de gude despertaram sorrisos e um circuito proporcionou uma experiência, permitindo que os jovens compreendessem as limitações da idade. Para encerrar o dia, um bingo promoveu a união entre os participantes. 

Em um ambiente de aprendizado mútuo, as duplas formadas por idosos e adolescentes em encontros anteriores uniram forças para planejar suas redações sobre o tema “Respeito à pessoa idosa”. A perspectiva da premiação e a oportunidade de participarem de um documentário sobre o projeto serviram como um estímulo extra para a criatividade e o entusiasmo dos participantes.

A acadêmica da UMA Margarida Célia de Souza Correia, 68 anos, compartilhou como o projeto Ponto a Ponto fortalece os laços entre gerações: “Eu e Jasmim foi amor à primeira vista. Ela era a flor que faltava no meu jardim”. Margarida e Jasmim pretendem cultivar essa amizade e continuar se encontrando. 

Um futuro com respeito e carinho 

O projeto Ponto a Ponto vai além de um conjunto de atividades; ele representa um caminho para um futuro onde a consideração e o afeto entre gerações sejam uma realidade. A diretora do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, expressou sua satisfação ao ver o projeto em ação: “Ver a interação entre gerações nos inspira. O respeito e carinho vivenciado aqui mudam a vida de todos”. 

Sobre o Projeto Ponto a Ponto

O projeto Ponto a Ponto é uma iniciativa do MPTO, por meio do Cesaf-ESMP, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade da Maturidade (UMA). Alunos do ensino fundamental de Palmas e Araguaína e acadêmicos da UMA participam de atividades que estimulam a troca de conhecimento entre gerações.

A culminância do Projeto Ponto a Ponto, edição 2024, acontecerá em 1º de outubro, com uma cerimônia de premiação para a dupla que produzir a melhor redação, além da exibição do documentário produzido pelo Cesaf-ESMP.


(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

16 minutos ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

1 hora ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

2 horas ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

3 horas ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

3 horas ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

3 horas ago