Na condição de fiscal do processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu reunião, na terça-feira, 28, com representantes dos municípios de Itacajá, Itapiratins, Centenário e Recursolândia para discutir prazos e aspectos legais relativos à organização das eleições.
Este ano, as eleições acontecerão em 1º de outubro, de forma unificada, em todas as cidades brasileiras.
Na reunião, foi esclarecido o prazo final para publicação do edital de convocação das eleições (3 de abril), as alterações legislativas que precisam ser realizadas pelos municípios, a quantidade mínima de candidatos habilitados para o processo eleitoral, aspectos relacionados à propaganda eleitoral e o papel do Ministério Público no acompanhamento de todas as etapas do processo eleitoral.
A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça substituto Vitor Casasco Alejandre de Almeida, com auxílio da analista jurídica Sílvia Maria Albuquerque Soares, que integra o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije).
Participaram da reunião representantes dos prefeitos, das secretarias municipais de Administração e de Assistência Social e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) das cidades envolvidas.
Texto: Flávio Herculano – Ascom MPTO
A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…
Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…
Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…