Na condição de fiscal do processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu reunião, na terça-feira, 28, com representantes dos municípios de Itacajá, Itapiratins, Centenário e Recursolândia para discutir prazos e aspectos legais relativos à organização das eleições.
Este ano, as eleições acontecerão em 1º de outubro, de forma unificada, em todas as cidades brasileiras.
Na reunião, foi esclarecido o prazo final para publicação do edital de convocação das eleições (3 de abril), as alterações legislativas que precisam ser realizadas pelos municípios, a quantidade mínima de candidatos habilitados para o processo eleitoral, aspectos relacionados à propaganda eleitoral e o papel do Ministério Público no acompanhamento de todas as etapas do processo eleitoral.
A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça substituto Vitor Casasco Alejandre de Almeida, com auxílio da analista jurídica Sílvia Maria Albuquerque Soares, que integra o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije).
Participaram da reunião representantes dos prefeitos, das secretarias municipais de Administração e de Assistência Social e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) das cidades envolvidas.
Texto: Flávio Herculano – Ascom MPTO
O Senado instalou nesta terça-feira (16) a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica e…
Transcorridos sem contestações os 30 dias de prazo legal para impugnações da lista provisória de…
Papai Noel dos Correios encerra entregas com festa no Cmei Araras Campanha Papai Noel dos…
Prefeitura de Palmas participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins Foco em…
16/12/2025 - 11:08 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres é o relator…
Estudantes da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos celebram formatura Evento reuniu cerca de 120 estudantes…