Os promotores de Justiça André Ricardo Fonseca Carvalho e Sidney Fiori Júnior participaram na manhã desta terça-feira, 16, do III Webinário Adoção: Amor sem Idade, que teve como tema “A socialização de boas práticas nos processos da infância e juventude”.
A atividade foi coordenada pelo Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), e organizada pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), na modalidade à distância.
André Ricardo afirmou que o trabalho conjunto de todos os atores do Sistema de Justiça é fundamental para a obtenção de bons resultados na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
“O trabalho integrado, conjunto, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Judiciário tem garantido um atendimento célere, por exemplo, no caso de adolescentes que praticam atos infracionais. Em menos de uma semana [desde o cometimento do ato], já é possível realizar a oitiva e enviar para a homologação do Judiciário o cumprimento de medidas socioeducativas”, afirmou.
O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), abordou diversos temas, entre eles, a importância de se manter o sigilo quando a mãe opta por fazer a entrega voluntária do bebê, que está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Esse desejo da mãe deve ser respeitado. É uma garantia legal que ela tem, não importando o motivo da entrega. Nós, do sistema de Justiça, e todos os integrantes que lidam diretamente com essa mãe, devemos resguardar essa prerrogativa”, disse.
O webinário foi conduzido pelo coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ de Palmas (CIJ), juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira. As discussões foram acompanhadas por cerca de 130 pessoas, entre promotores, magistrados, defensores públicos e servidores públicos que atuam na área da infância e juventude. (Texto: João Pedrini/MPTO)
Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…
As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…