O promotor de Justiça José Francisco Brandes Júnior, coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), participou na última terça-feira, 19, do encerramento das Ações Comitê do Fogo–2024.
Na oportunidade, Brandes apresentou um mapeamento das queimadas no Tocantins em 2024. Os dados revelam um cenário alarmante, com mais de 3 milhões de hectares afetados, representando um aumento de 160% em relação ao ano anterior.
“Com um histórico de grandes incêndios florestais, o Tocantins enfrenta um desafio significativo na gestão de queimadas, e a situação de 2024 parece ser um reflexo de problemas estruturais que precisam ser abordados urgentemente”, destacou o promotor, pontuando a atuação do MPTO para que as legislações vigentes sejam cumpridas.
Ele falou também sobre a importância de envolver todos os atores relevantes no processo de manejo do fogo, incluindo entes federativos, sociedade civil organizada, povos indígenas, comunidades quilombolas, outras comunidades tradicionais e a iniciativa privada.
“A gestão compartilhada fortalece o compromisso e a responsabilidade coletiva, aumentando a eficácia das ações implementadas”, disse.
Dados
Os dados, coletados pelo Laboratório de Geoprocessamento (Labgeo) do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), destacam que 117 municípios aumentaram a área queimada em comparação a 2023, enquanto apenas 22 municípios conseguiram reduzir essa área.
Um dado preocupante é que 29% da área queimada está localizada em terras indígenas, totalizando cerca de 2,6 milhões de hectares.
Além disso, 19% da área queimada se encontra em Unidades de Conservação, o que equivale a aproximadamente 1,4 milhão hectares.
Prefeitura de Palmas intensifica serviços de troca de grelha em bocas de lobo no Plano…
Unidade de Saúde de Buritirana estará fechada temporariamente para conclusão de reforma USF Walter Pereira…
A assistência estudantil para alunos de universidades públicas agora está entre as prioridades na destinação…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos volta ao cargo e reestrutura equipe na Prefeitura de Palmas Mudanças…
Resolve Palmas Taquaralto terá atendimento suspenso no período da tarde na segunda, 21 A unidade…
A senadora Professora Dorinha (União/TO) garantiu o pagamento de R$ 25,8 milhões em emendas parlamentares…