Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Mais de 900 profissionais de saúde, entre enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem com atuação no Hospital Regional de Araguaína (HRA), participam da oficina Disciplinamento do Exercício Profissional da Enfermagem. A atividade teve início na segunda-feira, 25, no auditório do edifício-sede das Promotorias de Justiça do município e segue até esta sexta, 29.

O objetivo do encontro é debater e aprimorar aspectos técnicos e legais no exercício da enfermagem, para um melhor aproveitamento do serviço prestado à população, considerando, ainda, o cuidado com os profissionais. Com abordagens teóricas e práticas, a oficina é promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), através da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína; pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/TO); e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Durante a atividade, a titular da 5ª Promotoria, promotora Bartira Silva Quinteiro Rios, destacou a importância do apoio institucional no enfrentamento do absenteísmo. “Após inquérito civil público e apuração de defasagem no quadro do HRA, entendemos que esta atividade conjunta pode trazer respostas às dúvidas sobre direitos e deveres no exercício laboral. Trabalhando na prevenção e na conscientização de profissionais, melhoraremos a qualidade da assistência a pacientes e reduziremos a quantidade de faltas éticas/disciplinares relacionadas a problemas de saúde ou insatisfação”, enfatizou.

Entre os temas abordados na iniciativa, estão: contexto histórico e legal da profissão; princípios éticos no exercício da função; e responsabilidade legal e implicações jurídicas, competências e atribuições dos profissionais de enfermagem. A oficina busca refletir sobre a humanização no trabalho profissional.

Reconhecimento e compromisso institucional

A coordenadora da fiscalização do Coren/TO, Luciana Ferreira, ressaltou a proposta da oficina com base nas provocações feitas pelo MPTO. “No Coren, um dos princípios é o disciplinamento, e, nesse intuito, devido a algumas situações ocorridas dentro do HRA, fomos provocados pelo Ministério Público e abraçamos a ideia, achamos interessante”, afirmou.

Diretora de integração multiprofissional do HRA, Fabiana Lima, destacou o impacto da oficina junto ao público de enfermagem do hospital. “A importância deste evento é grandiosa. Este é o primeiro evento com o Coren Estadual e a Promotoria de Araguaína. Já tivemos parcerias, mas não um evento tão grandioso como esse, com duração de cinco dias, com um resgaste de todos os processos éticos”, recordou.

Texto: Francisco Shimada – Ascom/MPTO – com informações da Secretaria de Estado da Saúde





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espaço Saúde do Tribunal de Justiça lança podcast para conscientização no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Nesta sexta-feira (20/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça as ações do Dia…

2 dias ago

Centro de Saúde do TJTO dará início a acompanhamento psicossocial de magistrados(as) e servidores(as) em condições especiais de trabalho a partir de março

O Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) dará início ao acompanhamento…

2 dias ago

Senadora Professora Dorinha propõe atendimento psicológico via SUS para brasileiras vítimas de violência no exterior

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) apresentou o Projeto de Lei 6.461/2025, que garante assistência…

2 dias ago

TJTO investe em modernização de unidades e realiza maior reforma estrutural do Fórum de Palmas em 22 anos

Após mais de duas décadas sem intervenções estruturais de grande porte, o Fórum da Comarca…

2 dias ago

Comitê confirma 3ª edição do Pop Rua Jud para 17 de abril, em Araguaína

O Comitê Regional Pop Rua Jud definiu, em reunião nesta sexta-feira (20/2), a realização da…

2 dias ago

Projeto reconhece líderes comunitários e cria cadastro nacional – Notícias

19/02/2026 - 18:23   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vicentinho Júnior, autor do projeto de…

3 dias ago