Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.

A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.

As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.

Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.

O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça declara inconstitucional lei que obriga a publicação do nome do deputado autor em leis estaduais

Por unanimidade, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins declarou a inconstitucionalidade material…

12 horas ago

Pesquisa financiada pelo Minc aponta índices positivos de acesso à cultura pelos palmenses | Prefeitura Municipal de Palmas

Pesquisa financiada pelo Minc aponta índices positivos de acesso à cultura pelos palmenses Avaliação da…

12 horas ago

Prefeitura atualiza profissionais da Atenção à Saúde sobre organização da Rede de Atenção Psicossocial de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura atualiza profissionais da Atenção à Saúde sobre organização da Rede de Atenção Psicossocial de…

13 horas ago

Tribunal Pleno do TJTO mantém pena de 22 anos de prisão para acusado de assassinar empresário a tiros na Palmas Brasil

Em sessão por videoconferência, realizada nesta quinta-feira (5/9), o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça,…

13 horas ago

Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas…

13 horas ago

Sebrae Tocantins realiza mais uma edição do Jogada de Líder em Araguaína | ASN Tocantins

O esporte e o mundo dos negócios têm muito em comum: resiliência, disciplina, inovação e…

13 horas ago