Neste período de matrícula escolar nas redes pública e privada de ensino, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações às Secretarias de Educação e de Saúde, ao Conselho Tutelar e às unidades escolares do município de Natividade. O objetivo da iniciativa é fazer cumprir a legislação, que exige a total imunização de estudantes, com idade até 18 anos, para ingresso na educação infantil ou nos ensinos fundamental e médio.
Os órgãos têm até esta sexta-feira, 6, para apresentar as providências tomadas à Promotoria de Justiça de Natividade. A promotora Renata Castro Rampanelli reforça a importância de se atender a demanda. “Esta recomendação visa à proteção da saúde de crianças e adolescentes, assegurando o cumprimento da legislação estadual vigente e a garantia do direito à educação e à saúde de forma integrada, em benefício de toda a comunidade escolar e a sociedade em geral”, explica.
De acordo com a recomendação, no ato da matrícula ou da rematrícula, é necessária a apresentação da carteira de vacinação atualizada e da declaração do posto de saúde que ateste a regularização da situação vacinal de crianças e adolescentes em idade escolar. Caso falte alguma vacina, é preciso orientar os responsáveis a regularizar a imunização em até 30 dias.
Também foi recomendado que as secretarias Municipais de Saúde e de Educação promovam campanhas de conscientização junto às famílias e às comunidades escolares sobre a importância da vacinação para a saúde pública e o cumprimento das obrigações legais. O calendário vacinal e um modelo de declaração foram enviados aos órgãos através da recomendação do MPTO.
A omissão e o descumprimento das recomendações estão sujeitos à adoção de medidas judiciais. Com base nos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, aproximadamente, 1,6 mil estudantes estavam com matrícula regular nos ensinos fundamental e médio apenas na rede pública de ensino de Natividade.
Texto: Francisco Shimada – Ascom/MPTO
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…