Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


A primeira turma de pós-graduação lato sensu do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (Cesaf-ESPM) recebeu os certificados de conclusão do curso de especialização em Gestão e Governança, nesta segunda-feira, 27. A solenidade foi realizada na sede do MPTO na capital.  

“Foram 35 formandos, 16 meses de curso, 360 horas-aula e muita dedicação. Tivemos aulas com os melhores professores do Tocantins e de fora. Temos que agradecer muito a instituição, que prova que vale a pena investir nos seus membros e servidores. Agora é aplicar todo esse conhecimento na prática, servindo sempre a sociedade que é o fim maior do Ministério Público”, destacou a oradora da turma, promotora de Justiça Thaís Cairo. 

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, relembrou que diversas etapas de trabalho e investimentos foram necessárias, até que se chegasse a oferta deste primeiro curso de especialização e disse se sentir privilegiado de acompanhar mais esta conquista do MPTO.  “Eu me sinto também gratificado, por ver esse trabalho, que se iniciou há alguns anos e que envolveu dezenas de pessoas, ser concluído com sucesso na nossa gestão. Oferecer uma parcela de contribuição para o triunfo desse projeto. Isso muito nos honra”, disse. 

Segundo a diretora-geral do Cesaf-ESPM, a procuradora de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, para habilitar-se para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação lato sensu, o MPTO precisou promover adequações em sua sede, instalar sala de aula, disponibilizar biblioteca virtual, produzir uma série de documentos de natureza pedagógica, entre outras medidas, visando obter o credenciamento do Cesaf/ESMP junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). “Já estamos preparando um novo curso, para ser lançado em breve, para membros, servidores e qualificar cada vez mais os nossos trabalhos”, destacou a procuradora. 

Para a professora-doutora Cleivane Peres, o curso imprimiu um novo padrão de qualidade para todos os produtos que serão ofertados pelo Cesaf/ESPM, a partir de agora. Ela foi homenageada pelos alunos dando seu nome à turma que formou. “Me senti bastante prestigiada e feliz com a qualidade desta pós-graduação que elevou o MPTO a outro patamar”, disse. 

Curso
A qualificação teve como objetivo oferecer conhecimento atualizado e crítico em gestão, governança, planejamento estratégico e políticas públicas, visando a formulação de novos de novos paradigmas para um Ministério Público resolutivo.

CLIQUE AQUI para acessar o Álbum de Fotos

Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

13 minutos ago

Júri desclassifica homicídio para lesão corporal seguida de morte e réu é condenado a 5 anos de prisão e a indenizar herdeiros da vítima em R$ 30 mil

Por maioria de votos, o Conselho de Sentença, formado por juradas e jurados do Tribunal…

44 minutos ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

2 horas ago

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

2 horas ago

Judiciário do Tocantins participa de reunião interinstitucional que marca retomada do Conselho da Comunidade de Araguaína

A juíza Gisele Veronese, titular da 3ª Vara Criminal e Execuções Penais/Cepema de Araguaína, participou,…

3 horas ago

Senadora Professora Dorinha celebra início das obras de 25 casas populares em Santa Rosa do Tocantins • Senadora Professora Dorinha

A Senadora Professora Dorinha esteve em Santa Rosa do Tocantins nesta sexta-feira, 23, para a…

5 horas ago