Com o objetivo de evitar maus-tratos aos animais e garantir a segurança das pessoas na 35ª Cavalgada de Arapoema, marcada para 2 de julho, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou recomendação à Prefeitura, ao Sindicato Rural e às comitivas de cavaleiros, listando diversas medidas a serem seguidas.
Para evitar sustos nos animais, que podem provocar acidentes, é recomendada uma série de providências, referente à proibição do ingresso de veículos e carroças que não integrem o evento, à manutenção de distância entre os veículos das comitivas e os animais, e à proibição da circulação de bicicletas, motos, carros e outros veículos nos locais de passagem da cavalgada.
Também é recomendado que se proíba a utilização de som automotivo durante o percurso e na concentração por pessoas de fora do evento, que os automóveis das comitivas evitem som alto e que se coíba o uso de fogos de artifício durante o trânsito dos animais.
Ainda com o mesmo objetivo, orienta-se que, após percorrido o percurso da cavalgada, seja proibida a permanência dos cavalos no local da concentração do evento, para que estes fiquem distantes da aglomeração.
Em relação ao bem-estar dos animais, é recomendada uma série de providências, como a limitação da quantidade de pessoas em carroças ou sobre o lombo do animal e a proibição do uso de esporas, chibatas e armas brancas.
A recomendação é oriunda da Promotoria de Justiça de Arapoema, sendo que a cavalgada do Município acontece integrada à “Expoarapoema 2023″.
OUTRAS MEDIDAS RECOMENDADAS
– Requisição de ambulância pelos organizadores;
– Disponibilização de pontos de hidratação e alimentação para os animais;
– Disponibilização de médico veterinário e zootecnista para atendimentos de urgência;
– Proibição de bebidas em recipientes de vidro, por ocasião de consumos de bebidas alcoólicas ou não, pelos participantes da cavalgada;
– Apresentação de comprovantes de vacinação ou exames laboratoriais prévios dos equinos participantes da cavalgada, para evitar a transmissão de doenças;
– Comunicação imediata dos eventuais casos de maus-tratos à Polícia Militar ou à Polícia Militar Ambiental.
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…