O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizará, no próximo dia 13 de setembro, uma audiência pública para discutir a inclusão de estudantes com deficiência nas redes de ensino do Estado e da capital. O evento ocorrerá no auditório térreo do MPTO, em Palmas, das 14h às 17h30.
O evento é organizado pela 10ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da Educação, que tem como titular o promotor de Justiça Benedicto de Oliveira Guedes Neto.
As inscrições para participar da audiência devem ser feitas até as 18h de 5 de setembro, pelo e-mail: prm10capital@mpto.mp.br.
O interessado em fazer uso da fala deverá informar a qual órgão ou instituição está vinculado, indicar formas de contato e apresentar, por escrito, o assunto a ser abordado. As explanações devem se restringir às ações e medidas que podem ser adotadas pelo Ministério Público a respeito do tema. Pessoas físicas também podem solicitar participação.
Tudo o que for discutido na audiência subsidiará dois procedimentos instaurados pela 10ª Promotoria que apuram a inclusão de estudantes que tenham algum tipo de deficiência, física ou intelectual, nas escolas da rede pública municipal de Palmas e do Estado.
A audiência vai debater pontos estabelecidos na Constituição Federal, na Lei n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e na Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). (Texto: João Pedrini/MPTO)
Confira, abaixo, o edital sobre a audiência, na íntegra:
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…
Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…
Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…
Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…
Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…