O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizará, no próximo dia 13 de setembro, uma audiência pública para discutir a inclusão de estudantes com deficiência nas redes de ensino do Estado e da capital. O evento ocorrerá no auditório térreo do MPTO, em Palmas, das 14h às 17h30.
O evento é organizado pela 10ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da Educação, que tem como titular o promotor de Justiça Benedicto de Oliveira Guedes Neto.
As inscrições para participar da audiência devem ser feitas até as 18h de 5 de setembro, pelo e-mail: prm10capital@mpto.mp.br.
O interessado em fazer uso da fala deverá informar a qual órgão ou instituição está vinculado, indicar formas de contato e apresentar, por escrito, o assunto a ser abordado. As explanações devem se restringir às ações e medidas que podem ser adotadas pelo Ministério Público a respeito do tema. Pessoas físicas também podem solicitar participação.
Tudo o que for discutido na audiência subsidiará dois procedimentos instaurados pela 10ª Promotoria que apuram a inclusão de estudantes que tenham algum tipo de deficiência, física ou intelectual, nas escolas da rede pública municipal de Palmas e do Estado.
A audiência vai debater pontos estabelecidos na Constituição Federal, na Lei n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e na Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). (Texto: João Pedrini/MPTO)
Confira, abaixo, o edital sobre a audiência, na íntegra:
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…
Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…
10/09/2025 - 18:41 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…
Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…
Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…