O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (CaoSaúde), recebeu na última quinta-feira, 03, representantes do Observatório Social de Palmas, a fim de discutir cooperação para o desenvolvimento de trabalho conjunto visando ao enfrentamento dos problemas relacionados à assistência farmacêutica na capital.
A proposta é da promotora de Justiça Araína Cesárea, que coordena o CaoSaúde, que chegou à conclusão, junto aos representantes do observatório, de que a parceira deve trabalhar na resolução de três eixos: uso racional de medicamentos, monitoramento do prazo de validade dos medicamentos e combate ao desabastecimento dos fármacos.
Além disso, foi sugerida a criação de uma comissão interinstitucional para instituir e minimizar os problemas relacionados.
Ao final da reunião, foi deliberado entre o MPTO e o Observatório que o Ministério Público estudará a possibilidade de requisição à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para o acesso ao Horus, sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, aos integrantes do Observatório, visando facilitar a análise de dados da Assistência Farmacêutica do Município.
A reunião contou com a participação do chefe e da servidora do Departamento de Planejamento e Gestão, João Ricardo Araújo e Luciele Marchezan, respectivamente; do presidente do Observatório Social, Leonel dos Santos Vaz; além da conselheira fiscal e do diretor administrativo financeiro, Maria José Oliveira e Aurivan de Castro, respectivamente.
O observatório social é uma organização que realiza observações e estudos dos atos da administração pública. (Erlene Miranda/MPTO)
Estão abertas as inscrições para as duas vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no…
Durante mutirão Pop Rua Jud, Eduardo Siqueira Campos reforça trabalho de reinserção social de pessoas…
Prefeitura de Palmas implanta sinalização viária da Rua T15, em Taquaralto Equipe da Secretaria Municipal…
Os 40 anos do Programa Calha Norte, criado para garantir a soberania e promover o…
Com ações de justiça, cidadania e compromisso social, o Poder Judiciário do Tocantins e parceiros…
Educação de Palmas recebe representante da Rede de Escolas Associadas à Unesco No encontro, a…