Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), Araína Césarea D´Alessandro participou na sexta-feira,04, de reunião virtual com representantes do Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica Estreito (Ceste) para tratar sobre a ampliação de projeto de combate à pobreza menstrual em municípios do extremo norte do Tocantins. 

O projeto “MenstruAção, vamos falar sobre ela”, atualmente desenvolvido pelo Ceste, atende mulheres na faixa etária de 09 a 19 anos, que vivem em condições de pobreza e vulnerabilidade social nos municípios de Aguiarnópolis-TO e Estreito-MA.

Segundo a promotora de Justiça, a ação é em prol de objetivos de desenvolvimento sustentável, como a saúde da mulher e o meio ambiente e salientou a importância do projeto para a equidade de gênero no mercado de trabalho e o impacto na educação, visto que pobreza menstrual, em algumas vezes, leva à falta na escola. 

“O Ceste é um antigo parceiro do Ministério Público no projeto de UTI pediátrica, e eles nos procuraram, desta vez, para apresentar uma nova iniciativa, o projeto sobre pobreza menstrual”, esclarece a promotora de Justiça, Araína Cesárea.

No encontro, ficou acordado que a equipe do CaoSaúde participará da próxima reunião com o promotor de Justiça responsável pela Promotoria que atende os municípios impactados pela usina e que viabilizará reuniões com outros parceiros do terceiro setor, para planejar ou discutir eventual ampliação do projeto para outros municípios tocantinenses.

Projeto

O projeto “MenstruAção, vamos falar sobre ela” tem como intuito principal combater a pobreza menstrual por meio da quebra de tabus, por meio do repasse de informações sobre a menstruação. Oferece educação menstrual, doação e orientação sobre o uso de absorventes reutilizáveis, além de orientações sobre a prática de exercícios físicos durante o ciclo menstrual. (Erlene Miranda/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

4 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

5 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

7 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

9 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

9 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

9 horas ago