“Todas as iniciativas que nós correicionamos demonstram que o Ministério Público do Tocantins está comprometido com a defesa da sociedade, com a defesa dos mais necessitados, dos mais vulneráveis, de cada cidadão e cidadã desse Estado, sendo exemplo para o Ministério Público brasileiro”.
Esta foi uma das considerações do corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, na reunião de encerramento da Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade no MPTO, realizada nesta sexta-feira, 22. Foram três dias de trabalho e 37 projetos e boas práticas avaliados pela equipe da Corregedoria Nacional.
Oswaldo D’Albuquerque ainda destacou que diversos projetos e boas práticas correicionados contribuem para uma atuação uniforme por parte das promotorias de Justiça do Estado, reforçando o princípio da unidade institucional. Além disso, que são indutoras das políticas públicas e fortalecem a atuação interinstitucional.
O corregedor nacional destacou alguns dos projetos avaliados: MP na Vacina, voltado à elevação dos índices de cobertura vacinal; o ELOS de Cidadania e Inovação, que tem como objetivo a inclusão sociopolítica dos indígenas da etnia Apinajé; o Primeira Infância, de fomento às políticas públicas da área; e o Vozes da Diversidade, que cria espaços de fala para a população LGBTQIAPN+ no âmbito do MPTO.
Novo modelo de correição
Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, considerou que o novo modelo de correição definido pela Corregedoria Nacional, como foco na resolutividade e na transformação social, é mais uma importante marca que Oswaldo D’Albuquerque deixa no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “Esse projeto de fomento à resolutividade é importantíssimo e dá uma nova direção ao Ministério Público, contribuindo para uma maior proatividade e para que estejamos mais próximos do cidadão”, disse.
O corregedor-geral do MPTO, Moacir Camargo de Oliveira, também elogiou o novo parâmetro estabelecido para as correições nacionais, que, conforme avaliou, incentivam a inovação, fazendo o Ministério Público ir além das suas atividades tradicionais. “Essa iniciativa, de fomentar práticas inovadoras, é importantíssima”, ponderou.
O evento de encerramento da Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade no MPTO reuniu representantes da Corregedoria Nacional, da Administração Superior do Ministério Público do Tocantins e os integrantes que prestaram suporte aos trabalhos de correição.
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, por meio da Portaria nº 3741/2025, o…
Prefeitura de Palmas institui censo cadastral obrigatório para servidores ativos, aposentados e pensionistas Recadastramento será…
Uma instituição financeira terá que indenizar uma cliente em R$ 5 mil por danos morais,…
Livro sobre a trajetória do Exército é entregue à Prefeitura de Palmas em agradecimento por…
Prefeitura de Palmas se aproxima das 150 mil toneladas de entulho recolhidas em 2025 Em…
Novembro Negro em Palmas tem ampla programação de valorização da igualdade racial Audiências públicas, seminário…