Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


“Todas as iniciativas que nós correicionamos demonstram que o Ministério Público do Tocantins está comprometido com a defesa da sociedade, com a defesa dos mais necessitados, dos mais vulneráveis, de cada cidadão e cidadã desse Estado, sendo exemplo para o Ministério Público brasileiro”.

Esta foi uma das considerações do corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, na reunião de encerramento da Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade no MPTO, realizada nesta sexta-feira, 22. Foram três dias de trabalho e 37 projetos e boas práticas avaliados pela equipe da Corregedoria Nacional.

Oswaldo D’Albuquerque ainda destacou que diversos projetos e boas práticas correicionados contribuem para uma atuação uniforme por parte das promotorias de Justiça do Estado, reforçando o princípio da unidade institucional. Além disso, que são indutoras das políticas públicas e fortalecem a atuação interinstitucional.

O corregedor nacional destacou alguns dos projetos avaliados: MP na Vacina, voltado à elevação dos índices de cobertura vacinal; o ELOS de Cidadania e Inovação, que tem como objetivo a inclusão sociopolítica dos indígenas da etnia Apinajé; o Primeira Infância, de fomento às políticas públicas da área; e o Vozes da Diversidade, que cria espaços de fala para a população LGBTQIAPN+ no âmbito do MPTO.

Novo modelo de correição

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, considerou que o novo modelo de correição definido pela Corregedoria Nacional, como foco na resolutividade e na transformação social, é mais uma importante marca que Oswaldo D’Albuquerque deixa no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “Esse projeto de fomento à resolutividade é importantíssimo e dá uma nova direção ao Ministério Público, contribuindo para uma maior proatividade e para que estejamos mais próximos do cidadão”, disse.

O corregedor-geral do MPTO, Moacir Camargo de Oliveira, também elogiou o novo parâmetro estabelecido para as correições nacionais, que, conforme avaliou, incentivam a inovação, fazendo o Ministério Público ir além das suas atividades tradicionais. “Essa iniciativa, de fomentar práticas inovadoras, é importantíssima”, ponderou.

O evento de encerramento da Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade no MPTO reuniu representantes da Corregedoria Nacional, da Administração Superior do Ministério Público do Tocantins e os integrantes que prestaram suporte aos trabalhos de correição.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Corregedoria promove palestra sobre descarte consciente dos resíduos sólidos

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) promoveu nesta segunda-feira (19/1) uma palestra voltada à…

1 hora ago

Parceria entre Previpalmas e Seplan vai agilizar perícias médicas para aposentadoria por incapacidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Parceria entre Previpalmas e Seplan vai agilizar perícias médicas para aposentadoria por incapacidade Acordo visa…

2 horas ago

Operação Tapa-Buracos atende vias do Jardim Aureny I e III e setor Bela Vista | Prefeitura Municipal de Palmas

Operação Tapa-Buracos atende vias do Jardim Aureny I e III e setor Bela Vista Serviços…

3 horas ago

Prefeitura realiza limpeza de áreas verdes e vias públicas no setor Santa Bárbara | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura realiza limpeza de áreas verdes e vias públicas no setor Santa Bárbara Ações realizadas…

4 horas ago

“Quem sou eu fora do crachá”: campanha do Sebrae Tocantins amplia debate sobre saúde mental no trabalho | ASN Tocantins

Em um contexto marcado pelo aumento dos transtornos emocionais relacionados ao trabalho, o Sebrae Tocantins…

4 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 23/1 até 30/1

Portaria Nº 101, de 16 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

4 horas ago