Com o intuito de evitar maus-tratos aos animais e garantir a segurança da população que estará presente na Cavalgada de Couto Magalhães, que acontecerá no próximo sábado, 30, a 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins expediu nesta quarta-feira, 27, recomendação para garantir a segurança do evento, que será a atração do 60° aniversário do município.
A recomendação traz orientações sobre medidas de segurança a serem adotadas, e foi expedida à Prefeitura de Couto Magalhães, Sindicato Rural, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Polícia Militar (PM), comitivas participantes e outros envolvidos no evento.
Para maior segurança dos presentes na cavalgada, fica proibida, durante o desfile de animais, a circulação de bicicletas, veículos pequenos, motos, caminhões e carretas, sendo liberados apenas automóveis das comitivas e carroças com, no máximo, três ocupantes.
Também orienta-se que seja mantido o distanciamento entre os animais e os veículos e que cada equino transporte, no máximo, um adulto e uma criança de até 12 anos. Fica proibido ainda o uso de esporas, chibatas e armas brancas.
Por fim, é recomendado que o evento não interfira na realização da eleição para a escolha dos conselheiros tutelares do município de Couto Magalhães, que será no dia seguinte, domingo,1º.
Outras medidas
-Será proibida a permanência dos animais, após a chegada da cavalgada, no local da concentração do evento;
– Os organizadores deverão fiscalizar e impedir o ingresso de veículos automotores, ciclomotores, bicicletas e de carroças que não integrem o evento;
-Deverá ser disponibilizada ambulância;
-Sejam estabelecidos pontos de hidratação e alimentação de animais antes e após o decurso do itinerário;
-Proibição de fogos de artifício pelos participantes durante o trânsito dos animais;
-Será permitido apenas o som das comitivas durante a passagem da cavalgada, sendo proibida a utilização de som automotivo durante o percurso e na concentração por pessoas de fora do evento;
– O horário de início do desfile da cavalgada, às 8h30, deve ser respeitado. Em caso de imprevistos, deverá ocorrer às 09h;
-É proibido o consumo de bebidas em recipientes de vidro, além da recomendação do uso moderado de bebidas alcoólicas;
– O Sindicato Rural de Couto Magalhães deverá exigir dos chefes de comitivas a verificação da saúde dos equinos, com o objetivo de evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas entre os animais.
(Erlene Miranda-Ascom MPTO)
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…