Membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e integrantes da cúpula da Polícia Militar do Estado reuniram-se na tarde desta terça-feira, 26, para tratar sobre o reforço da segurança no dia das eleições de conselheiros tutelares, que acontecem no próximo domingo, 1º de outubro.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, solicitou formalmente o apoio da corporação, com o intuito de garantir a tranquilidade do processo eleitoral em todos os 139 municípios tocantinenses.
“O papel da Polícia Militar nos locais de votação é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível. Todas as instituições devem estar empenhadas em garantir a lisura, a transparência e a segurança deste processo”, afirmou Casaroti.
O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, afirmou que a intenção é montar um grandioso esquema de reforço policial para que a corporação tenha homens fazendo ronda em todas as cidades tocantinenses.
“A eleição é muito importante e garantir a segurança de todos é nosso dever e nosso papel. Por isso, a mobilização será grande”, disse.
Também participaram da reunião desta terça o subprocurador-geral de Justiça e chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior; o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do MPTO; a diretora-geral do MPTO, Alayla Milhomem Costa Ramos; o chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DTMI), Ernandes Rodrigues da Silva; e o assessor militar do MPTO, tenente-coronel Leandro Guimarães Nunes.
Acompanharam o chefe do Estado-Maior da PMTO o chefe da Assessoria Técnica de Informática e Telecomunicações (ATIT), tenente-coronel Moisés Mecena Barbosa Beto e o adjunto da 3ª Seção do Estado-Maior da PMTO, tenente-coronel Murilo Pires de Avelar Lima.
Sistema online
Neste ano, o MPTO vai ter uma participação ativa e muito importante nesse processo. De forma gratuita, a instituição, por meio de uma ferramenta elaborada pelo Departamento de Tecnologia da Informação da instituição, vai permitir que a sociedade acompanhe, de forma online, a apuração dos resultados em tempo real.
Pela primeira vez na história, a eleição ocorrerá 100% por meio das urnas eletrônicas. O Tocantins foi pioneiro, em 2019, ao realizar a eleição com as urnas em todas as cidades do Estado.
Doação
Na oportunidade, o Ministério Público do Tocantins fez o repasse de equipamentos de informática à Polícia Militar do Estado. Ao todo foram destinados 153 itens à corporação, entre computadores, monitores, estabilizadores, impressoras, nobreaks, switches e roteadores de wifi.
Segundo o chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Cláudio Thomaz, a contribuição do MPTO é muito importante para a polícia, porque vai auxiliar no processo de estruturação da corporação. “Isso impacta na nossa missão de manter a ordem e garantir a segurança da nossa população. A parceria entre a Polícia Militar e o Ministério Público é fundamental para o bem-estar da sociedade e para o sucesso das nossas atividades”, disse.
A doação foi feita, tendo em vista, a renovação recentemente dos equipamentos e itens de informática de membros e servidores. (Texto: João Pedrini/MPTO)
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…