Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


A eleição para o Conselho Tutelar se aproxima e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) tem intensificado as reuniões de alinhamento para o bom andamento do pleito, que ocorrerá no próximo domingo, 1º, em todo o Brasil. 

Na quarta-feira, 27, pela manhã, o promotor de Justiça da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, Sidney Fiori Júnior, esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O encontro contou com a participação do titular da pasta, delegado Wlademir Mota Oliveira, do superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas, Antônio Lourenço de Amorim, além de outros profissionais da área de segurança. A pauta das discussões girou em torno da atuação das forças de segurança durante a eleição.

No período da tarde, houve um treinamento no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) direcionado às pessoas que atuarão no apoio do processo eleitoral. A capacitação promovida pelo Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmas contou com a presença de representantes da Guarda Metropolitana de Palmas, Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares (ATCT), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Tocantins (Cedca) e do Cartório Eleitoral de Palmas.

Na oportunidade, Sidney Fiori Júnior falou sobre a participação do Ministério Público no pleito e salientou que o engajamento da rede de apoio é fundamental para que tudo ocorra com normalidade. 

O encontro também foi um momento oportuno para que o MPTO apresentasse o aplicativo “Integra voto”, que será utilizado no pleito para possibilitar uma apuração mais célere e segura. 

O promotor de Justiça anunciou, ainda, que as 20 escolas de Palmas que funcionarão como seções eleitorais serão fiscalizadas por servidores do MPTO, a fim de inibir práticas irregulares durante o pleito. Fiori afirmou ainda que os promotores de Justiça do MPTO atuarão em todo o Estado na fiscalização da eleição.

A secretária de Desenvolvimento Social de Palmas, Adriana Aguiar, que esteve no treinamento, comunicou que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, acompanhará a eleição aqui no Tocantins. “O ministro já tinha agenda na Capital, e conseguimos estender sua permanência para participar deste momento importante em nossa cidade e Estado”.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO bate recorde de exames de DNA gratuitos para investigação de paternidade em 2025

Garantir a verdade, promover Justiça e transformar vidas. Esse é o compromisso do Poder Judiciário…

9 horas ago

Tocantins supera metas e movimenta mais de R$ 13 milhões em acordos durante a Semana Nacional da Conciliação

A 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação, realizada de 3 a 7 de novembro,…

10 horas ago

TJTO na final do “6º Prêmio de Inovação 2025”; votação será popular e exige cadastro

A diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Alice Setúbal,…

11 horas ago

Centros de Referência de Assistência Social de Palmas recebem ação do programa BPC na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Centros de Referência de Assistência Social de Palmas recebem ação do programa BPC na Escola…

11 horas ago

Minicursos do XVIII Congresso em Direitos Humanos promovem debates sobre cárcere, gênero e aplicação prática de IA

O XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos iniciou suas atividades na manhã desta terça-feira (11/11),…

12 horas ago

Proposta da Prefeitura de Palmas de criação do Comitê de Combate ao Assédio é apresentada a vereadoras | Prefeitura Municipal de Palmas

Proposta da Prefeitura de Palmas de criação do Comitê de Combate ao Assédio é apresentada…

12 horas ago