A apuração da eleição para unidades do Conselho Tutelar ocorrerá a partir das 17h deste domingo, 1º de outubro, no Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas. A contabilização dos votos contará com a presença do promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije).
Durante o dia, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) vai percorrer os locais de votação para fiscalizar todo o processo. A instituição atuará em regime de plantão durante todo o dia para dar suporte às demandas e ocorrências que eventualmente surgirem.
O promotor de Justiça estará, às 9h40, na Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues (Rua 22, AMP 02, Quadra 42, Aureny IV), e às 15h30, na Escola Municipal Anne Frank (110 Norte, Al-07, lote 34 – antiga ARNE 14).
“Vamos verificar se o processo está ocorrendo dentro da normalidade. Qualquer contratempo, imprevisto ou problema, as pessoas podem entrar em contato com o Ministério Público para tirar quaisquer dúvidas relacionadas ao pleito”, afirmou Sidney.
Integrantes das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e da Ouvidoria do MPTO vão trabalhar presencialmente, em todo o Estado, recebendo denúncias, averiguando a condução dos trabalhos, o exercício do direito de voto dos eleitores e atuando para coibir eventuais irregularidades praticadas por candidatos e seus representantes.
Em caso de irregularidade, o cidadão poderá acionar a Ouvidoria do MPTO por meio do telefone 127 (ligação gratuita) ou do 63 99282-7976 (Caopije).
A eleição
A eleição para conselheiros tutelares acontecerá em todos os municípios brasileiros no próximo domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h. A expectativa é que mais de 30 mil conselheiros sejam eleitos em todo o Brasil.
Sistema de apuração online
O MPTO vai ter uma participação ativa e muito importante nesta eleição. De forma gratuita, a instituição, por meio de uma ferramenta elaborada pelo Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DTMI), vai permitir que a sociedade acompanhe, de forma online, a apuração dos resultados em tempo real.
O Tocantins foi pioneiro, em 2019, ao realizar a eleição com utilização de urnas eletrônicas em todas as cidades do Estado.
Reuniões
Nesta sexta-feira, diversas reuniões foram realizadas para tratar da eleição. No período da manhã, houve uma reunião virtual de alinhamento para explicar e tirar dúvidas a respeito de como funciona todo o sistema de apuração online, desenvolvido pelo MPTO.
As informações foram repassadas pelo promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, e pelo chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DTMI), Ernandes Rodrigues da Silva. Participaram presidentes dos CMDCAs e gestores municipais envolvidos diretamente na eleição.
No período da tarde, houve uma reunião interna com servidores do MPTO que atuarão na fiscalização neste domingo. (Texto: João Pedrini/MPTO)
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…