Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


A população de Palmas esperou apenas 1 hora e 26 minutos para conhecer, no último domingo, 1º, todos os 20 conselheiros tutelares eleitos ou reeleitos, que atuarão na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes da capital do Tocantins nos próximos quatro anos.

Palmas foi a primeira capital do país a divulgar os resultados da eleição para as unidades do Conselho Tutelar. A agilidade só foi possível porque a tecnologia ajudou na apuração online dos votos, por meio de um sistema desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

A finalização da eleição, este ano, foi seis horas mais rápida que a divulgação do resultado em 2019, que ocorreu por volta da meia-noite e meia.

Foram dois produtos desenvolvidos pelo MPTO: o aplicativo “BU – IntegraVoto”, que permitiu o envio automático, para uma central, dos chamados “Boletins de Urna”, que contêm os votos de cada candidato; e a plataforma de gerenciamento e totalização, possibilitando o acompanhamento online da apuração.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmas, Amilson Rodrigues, enalteceu a plataforma desenvolvida pelo Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI), do Ministério Público.

“Um sistema que veio para ficar. A gente avaliou que é uma ferramenta segura, prática e rápida. Foi muito tranquilo. Na eleição anterior saímos daqui uma ou duas horas da manhã. Agora, às 18h30, todos já sabem o resultado, o que é muito bom”, afirmou Amilson.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, disse que a instituição deu uma importante contribuição ao pleito, garantindo mais transparência e rapidez na divulgação das informações. “Estamos muito felizes em participar, de forma muito ativa, neste processo, tão importante para a proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse.

O chefe do DMTI, Ernandes Rodrigues da Silva, afirmou que o sistema desenvolvido pelo MPTO trouxe mais rapidez ao processo. “Torna tudo mais ágil e fácil. A partir do aplicativo, as informações são enviadas diretamente a um sistema que contabiliza, automaticamente, quantos votos cada candidato recebeu. É simples, didático, intuitivo e fácil de usar”, afirmou.

O sistema foi utilizado por 127 dos 139 municípios tocantinenses. Cidades do Acre e do Maranhão também usaram a plataforma do MPTO.

Participação recorde

No total, 23.740 eleitores foram às urnas, em Palmas. É a maior participação na história das eleições para conselheiros tutelares. Em 2019, por exemplo, compareceram para votar 20 mil pessoas, e em 2015, mais de 17 mil.

“Essa mobilização da sociedade é muito importante, porque o papel do conselheiro tutelar é essencial no cumprimento das leis que envolvem a infância e a juventude brasileira”, disse o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do MPTO.

A totalização dos votos, no domingo, foi acompanhada pelo PGJ, por Sidney, por candidatos e autoridades no Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas. A prefeita Cinthia Ribeiro também esteve presente.

Os resultados podem ser conferidos neste link. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

pecuarista é condenado a mais de 14 anos de prisão por tentativas de homicídio contra médico e enfermeira em unidade de saúde

O Tribunal do Júri da Comarca de Pedro Afonso condenou, nesta terça-feira (11/11), o pecuarista…

18 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro Serviços essenciais seguem funcionando…

18 horas ago

Prefeitura de Palmas firma contratos de alimentação para atender Centros de Referência, conselhos e serviços de fortalecimento de vínculos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma contratos de alimentação para atender Centros de Referência, conselhos e serviços…

18 horas ago

Inteligência Artificial e Justiça são abordados em painéis temáticos no terceiro dia do Congresso Internacional em Direitos Humanos

O terceiro dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos trouxe reflexões sobre os avanços…

19 horas ago

Diplomação de novos doutores e premiação de acadêmicos marcam encerramento de Congresso Internacional em Direitos Humanos no TJTO

O XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos foi encerrado, nesta sexta-feira (14/11), com a entrega…

20 horas ago

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Festival de Causos e Poesia Declamada do Sesc Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Festival de Causos e Poesia Declamada…

20 horas ago