Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O “Painel de Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos – Radar Ambiental”, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), é finalista da 4ª edição do Prêmio Inovação do J.Ex – edição 2023, na categoria “Inovação Tecnológica”.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores ligados à tecnologia de órgãos e entidades do sistema de Justiça brasileiro. A cerimônia de premiação acontecerá em 21 de novembro deste ano.

O “Radar Ambiental” é uma ferramenta incorporada ao app ‘MPTO Cidadão’ que mostra estatísticas referentes a queimadas e desmatamentos no Estado do Tocantins. Por meio da plataforma, o cidadão consegue visualizar o mapa de desmatamento e de queimadas, em tempo real.

O app garante também ao proprietário rural acessar apurações ambientais realizadas pelo MPTO. Caso o imóvel tenha sido identificado em situação de irregularidade, ele poderá providenciar a regularização.

A iniciativa do MPTO concorre com projetos do Conselho Nacional de Justiça, de Tribunais Regionais Federais do CE, RN, PB, PE, AL e SE, dos Tribunais de Justiça da BA, PR, GO e RO, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da Defensoria Pública do Estado de SP e dos Ministérios Públicos do CE e MT.

A premiação é promovida pela J.Ex, empresa que organiza também o 7º ExpoJud – Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema da Justiça, voltado a membros e servidores do sistema de Justiça, aos profissionais das áreas de tecnologia, inovação, comunicação, gestão, recursos humanos e aos membros de escolas judiciais, que acontece entre 24 e 26 de outubro, em Brasília.

O evento  também contará com a participação do MPTO, que vai expor projetos e boas práticas implementadas na instituição nos últimos anos.

(Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Avança discussão da PEC que define educação como ‘vetor de progresso’ — Senado Notícias

A proposta que define a educação como "vetor de progresso do país" no texto da…

3 minutos ago

Pleno convoca juiz para substituição no TJTO

O Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins aprovou, em sessão administrativa nesta terça-feira (8/7),…

5 minutos ago

STF autoriza prisão domiciliar para prefeito de Palmas após infarto

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou, nesta terça-feira (8), que o…

14 minutos ago

Judiciário do Tocantins se prepara para novo salto tecnológico com IA no eproc

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu mais um passo rumo à modernização do…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas executa serviços de recuperação de pavimento dos retornos da Arno 42 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa serviços de recuperação de pavimento dos retornos da Arno 42 Melhorias…

1 hora ago

Comissão aprova previsão para vigilância socioassistencial ajudar na identificação de famílias carentes – Notícias

08/07/2025 - 17:42   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Laura Carneiro, relatora na comissão…

2 horas ago