Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Nesta segunda-feira, 23, estudantes da Escola Estadual Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, no setor Taquari, em Palmas, participaram da palestra “Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”, ministrada pelo promotor de Justiça André Ricardo Fonseca de Carvalho, atuante na área da infância e juventude. A atividade faz parte do projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, que tem o objetivo de promover conhecimento sobre direitos humanos e direitos do cidadão.

Além de levar informações sobre quais são os direitos e deveres das crianças e adolescentes, o promotor de Justiça André Ricardo Fonseca de Carvalho, tirou dúvidas dos estudantes sobre temas que envolvem o dia a dia, a exemplo de atos de preconceito e violência e uso de drogas. O titular da 20ª Promotoria da Capital também apresentou os canais de atendimento do Ministério Público para que os jovens possam acionar a instituição quando notarem que seus direitos estão sendo violados.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, idealizadora do projeto, relembrou aos jovens a relevância do Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania para que cada um atue como cidadão no cumprimento dos seus deveres e no exercício dos seus direitos.

Segundo a professora de língua portuguesa Cleane Seabra, como parte das ações do projeto, os estudantes estão realizando uma pesquisa de campo junto à comunidade com a finalidade de levantar as demandas apresentadas e encaminhá-las ao MPTO para as providências necessárias.
A estudante do 1ª ano do ensino médio, Geovana Carneiro, de 16 anos, tem incentivado os colegas a participarem das próximas etapas. Ela comentou sobre sua participação no projeto e afirma que ele possibilitou a ampliação das sua visão e de suas leituras.

O projeto

O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania tem o intuito de fortalecer a consciência dos estudantes de escolas públicas sobre direitos humanos, direitos coletivos e estimular a atuação na defesa da cidadania, além de aproximar o Ministério Público do Tocantins (MPTO) da sociedade.

A ação será realizada nos anos de 2023 e 2024, com participação de 120 estudantes, sendo 60 da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, situada em Palmas, e 60 alunos do IFTO de Paraíso. O projeto contará com palestras ministradas por membros do MPTO, orientações para os professores e coordenadores, gincana, trabalho de campo na comunidade e ainda com um concurso de redação com o tema Cidadania e Direitos Humanos.

Os campeões do concurso serão contemplados com viagem cultural ao Jalapão, e também com notebooks, smartphones  e tablets.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Moderno, sustentável e acolhedor, novo Fórum da Comarca de Gurupi será entregue nesta segunda-feira (15/9)

A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…

11 horas ago

Comissões de Assédio do 1º e 2º Graus do TJTO se reúnem para alinhamento de ações e planejamento de atividades para 2026

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas da Praça do Bosque | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…

12 horas ago

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…

13 horas ago